Senado aprova extensão dos contratos dos analistas censitários do IBGE

A coleta dos dados do Censo Demográfico do IBGE foi prorrogado até o início do mês de dezembro. Com isso, a necessidade para manter os analistas censitários aumentou

Victor Meira   Publicado em 19/10/2022, às 10h46

Agência Brasil

Depois da Câmara dos Deputados, agora o Senado Federal aprovou a MP (Medida Provisória) que prorroga por até dois anos os contratos temporários de 390 analistas censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A legislação busca atender a demanda de técnicos para a encerrar o Censo Demográfico de 2022. Neste momento, o texto vai para promulgação.

Para a Agência Senado, o relatório do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) manteve a mesma versão aprovada pela Câmara. O parecer autoriza o IBGE a prorrogar, por até dois anos, 393 contratos de analista censitário para atender a “necessidade temporária de excepcional interesse público”. 

+Auxílio Brasil: Caixa faz mais um pagamento de outubro; consulte o calendário

“Vale salientar que o Censo Demográfico qualifica a gestão pública do país, sendo instrumento de extrema relevância para implementação de políticas públicas e compreensão do Brasil pelos seus líderes e população em geral”, explica de Jesus. 

Ele ainda complementa ao afirmar que a extensão dos contrato é o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que a Suprema Corte destacou a relevância dos dados censitários e determinou a adoção das medidas administrativas e legislativas necessárias para fazer o Censo 2022. 

Mecias ainda relata que a prorrogação dos contratos é importante para tornar possível o recenseamento. Inicialmente, o Censo ocorreria em 2020, mas ele foi adiado por causa da pandemia de covid-19 e da falta de dinheiro para fazer a contagem da população. 

+Lula lidera entre católicos, Bolsonaro tem maioria dos evangélicos; aponta Genial/Quaest

Coleta de dados do Censo foi prorrogado

O relator também avalia que um eventual encerramento dos contratos temporários dos analistas censitários “tornaria inviável a realização do recenseamento”, o que demonstra clara necessidade de aprovação da prorrogação dos contratos. 

Além disso, vale relembrar que a coleta de informações para o Censo 2022 foi prorrogado o o início de dezembro. A princípio, a previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.

Contudo, a divulgação dos resultados do Censo Demográfico continua mantido para o final de dezembro. 

*com informações da Agência Senado

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil