Saque Calamidade do FGTS no valor de até R$ 6,9 mil é liberado a mais uma cidade

O saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser requisitado pelo celular, de forma online, sem precisar sair de casa. Saiba como

Mylena Lira   Publicado em 28/10/2022, às 16h46

Divulgação

A Caixa Econômica Federal liberou o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores de uma nova cidade: Penha, em Santa Catarina. O município foi um dos catarinenses atingidos por fortes chuvas que provocaram prejuízos aos moradores.

Por conta disso, a prefeitura municipal decretou estado de emergência, o que ensejou a disponibilização do saque. Apenas quem teve a área de residência atingida pelo desastre natural tem direito a resgatar parte do saldo do FGTS.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00. Contudo, para isso, não pode ter sido feito saque calamidade nos últimos 12 meses.

O prazo final para resguate é 26 de dezembro de 2022. Além dos trabalhadores de Penha, no momento, também consegue ter acesso ao benefício quem reside em:

+Quem pode votar no 2º turno das eleições? Qual documento levar? Esclareça dúvidas

Como fazer o saque calamidade do FGTS?

O saque calamidade pode ser requisitado pelo celular, de forma online, por meio do aplicativo FGTS, na opção Meus Saques. Não precisa o trabalhador ir até uma das agências da Caixa, apenas ter saldo do FGTS, recolhido pela empresa todo mês para o funcionário que trabalha com carteira assinada, na proporção de 8% do salário.

Os documentos – foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre – poderão ser enviados pelo próprio aplicativo. Também é preciso anexar um comprovante de residência. Caso ele esteja em nome do cônjuge, será necessário enviar pelo app a certidão de casamento ou a escritura pública de união estável. 

Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e depósito na conta informada, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Mais informações podem ser obtidas com a Caixa no telefone 0800-726-0207.

Quem preferir, pode dar entrada direito na agência da Caixa, de maneira presencial. Para isso, é só levar o comprovante de residência, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência; documento de identificação; CPF; e carteira de trabalho física, digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

+Pesquisas eleitorais 2022: quem mais errou no primeiro turno? Veja

Quais situações dão direito ao benefício?

O saque calamidade só vale para moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil local como afetadas pelos desastres naturais, assim considerados os que se enquadrarem como:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Sociedade Brasil