Rio registra sensação térmica acima dos 50°C pelo 3º dia CONSECUTIVO em onda de calor

O bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, registrou uma sensação térmica acima dos 50ºC em um mais um dia da onda de calor

Victor Meira   Publicado em 16/11/2023, às 15h21

Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro continua a enfrentar uma onda de calor sem precedentes, com a sensação térmica ultrapassando os 50 graus Celsius (°C) na manhã desta quinta-feira (16). A sensação de 50,6°C, que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar, foi registrada em Guaratiba, na zona oeste, às 10h40. Nesse momento, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C.

Dia após dia, o bairro da zona oeste do Rio de Janeiro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira. No feriado de 15 de novembro, quarta-feira, a sensação térmica chegou a 55,6°C, às 11h05.

A previsão do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, era de que a temperatura máxima na cidade atingisse os 41°C nesta quinta-feira, com a umidade do ar variando entre 21% e 30%. No entanto, essa temperatura já havia sido superada em Guaratiba antes das 11h da manhã.

O céu variou entre parcialmente nublado e claro, e não houve previsão de chuva. Os ventos estavam fracos a moderados, com velocidades de até 51,9 km/h.

A onda de calor intensa que atinge principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste do país é influenciada pelo fenômeno El Niño, que ocorre de forma particularmente intensa neste ano. Especialistas alertam que essas condições extremas podem se tornar mais comuns à medida que as mudanças climáticas continuam a afetar os padrões climáticos globais.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Rio de Janeiro Onda de Calor
Sociedade Brasil