Restituição IR: Receita libera pagamento do quinto e último lote

A consulta do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda foi liberada na manhã da última sexta-feira (23)

Victor Meira   Publicado em 30/09/2022, às 10h44

Divulgação

Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento do quinto e último lote da Restituição IR 2022 (Imposto de Renda). O dinheiro foi depositado na conta corrente informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração. 

Segundo a Receita, foram liberados cerca de R$ 1,9 bilhão para 1,22 milhão de pessoas. Deste total, R$ 221,13 milhões serão disponibilizados para quem têm prioridade legal, sendo: 5,2 mil idosos acima de 80 anos; 36,4 mil idosos com idades entre 60 e 79 anos; 4,2 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; 15,3 mil pessoas que tem a maior fonte no magistério.

Ademais, o órgão cita que os contribuintes não prioritários que entregaram as declarações em exercícios anteriores também receberam o quinto lote da restituição lR.

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Restituição IR: Receita informa que quem não recebeu pode ter caído na malha fina

Caso você não tenha sido contemplado em nenhum dos lotes de restituição do Imposto de Renda, a Receita recomenda consultar a situação para verificar se o contribuinte não caiu na malha fina. Para fazer isso, basta acessar a página da Receita Federal.

Em seguida, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, “Consultar Restituição”. Além disso, a consulta também pode ser realizada no app “Meu Imposto de Renda” (disponível para Android e iOS).

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Se caiu na malha fina, “o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco”, diz a Receita Federal em nota. 

Agora se a conta informada estiver errada ou até mesmo desativada, a Receita informa que o dinheiro estará disponível por até um ano no Banco do Brasil

“Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)”, explica a Receita.

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