Rede 5G em todas as capitais: saiba o que muda com a chegada da nova tecnologia

Todas as capitais brasileiras contarão com a tecnologia até 28 de outubro, segundo a Anatel. Veja vantagens e quais cidades já receberam a instalação da rede 5G

Mylena Lira   Publicado em 20/09/2022, às 16h05

Divulgação/Agência Brasil

Todas as capitais brasileiras contarão com a rede 5G até 28 de outubro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Atualmente, 22 capitais já podem usufruir da novidade, faltando ser instalada apenas em Macapá, Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho, na região Norte do país.

As cidades de Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina foram autorizadas a receber a faixa 3,5 gigaherts (GHz) da tecnologia 5G nesta terça-feira, 20 de setembro de 2022. Segundo o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz Moreira, a instalação avança dentro do previsto.

Conforme o calendário definido pela agência, a nova rede avançará da seguinte maneira:

Vantagens da rede 5G

A nova tecnologia 5G vai contribuir para o avanço das cidades inteligentes, com a melhoria da telemedicina, permitindo até mesmo com a realização de cirurgia a distância, carros trafegando sem motorista, mas essas evoluções devem demorar ainda um bocado para se tornarem realidade.

“Na telemedicina se fala muito na cirurgia a distância, com maior precisão, ou seja, não haverá latência e isso vai facilitar muito a vida, mas isso ainda é um futuro que está por vir", ressaltou Moreira, que lista ainda outros pontos positivos, como maior segurança e o desenvolvimento da indústria e do agronegócio. 

Porém, neste momento inicial, o rede de quinta geração já oferece inúmeras vantagens para os usuários da telefonia móvel (celular), entre elas:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil