Quaest: Lula e Bolsonaro seguem empatados em SP, aponta nova pesquisa

Novo levantamento da Quaest Consultoria divulgado hoje, aponta para empate técnico entre Lula e Bolsonaro, mas atual presidente passa o adversário

Jean Albuquerque   Publicado em 08/09/2022, às 15h03

Divulgação - Nova pesquisa Quaest foi divulgada nesta quinta-feira (8)

A nova pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (8) aponta empate técnico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado de São Paulo. 

Entre a preferência dos eleitores paulistas, Bolsonaro aparece com 37% de intenções de voto, seguido de Lula com 36%. O levantamento foi realizado presencialmente e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números são do cenário estimulado, momento em que os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos. 

++++ Valor da cesta básica cai em agosto em 16 capitais e salário mínimo também recua; confira

Bolsonaro passa lula numericamente 

Apesar de estarem empatados dentro da margem de erro, Bolsonaro superou Lula numericamente. Os atuais candidatos em disputa representaram, no último levantamento realizado em 11 de agosto,  35% de Bolsonaro, enquanto o ex-presidente representou 37%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ganhou dois pontos e ficou com 9% da preferência dos eleitores. Ele está tecnicamente empatado com a senadora Simone Tebet (MDB), cujo índice de aprovação subiu de 3% para 6%. Depois, há a sindicalista Vera Lúcia (PSTU), que representa apenas 1%. Outros candidatos não pontuaram. Os votos em branco e nulos são 6%. Indecisos somam 5%.

O levantamento foi divulgado após o primeiro debate presidencial, que foi realizado pelo UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

Veja cenário para o segundo turno 

Lula tem 43%, e o atual presidente ficou com 42%, na pesquisa anterior, o petista tinha 44% e o presidenciável pelo PL, 40%. Veja:

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas presenciais entre os dias 2 e 5 de setembro. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95%. A pesquisa é registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04685/2022 e custou R$ 131.100,00.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil