Como ter prioridade na restituição do imposto de renda? Governo explica

Primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberada no dia 31 de maio e irá contemplar aproximadamente 4,1 milhões de contribuintes; Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 26/05/2023, às 17h42

Agência Brasil

A restituição do Imposto de Renda será paga em cinco lotes. A prioridade legal, a data da entrega da declaração e realizar alguns procedimentos ao enviar o documento, pode garantir o recebimento no primeiro lote. 

A Receita Federal liberou a consulta ao 1º lote nesta quarta-feira (24), que irá contemplar aproximadamente 4,1 milhões de contribuintes que se enquadram em categorias prioritárias.

Os idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores cuja maior fonte de renda seja o magistério e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição por meio do Pix, tem prioridade no recebimento. 

Esse primeiro lote é considerado o maior da história pelo órgão e distribuirá cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. O prazo para entrega da declaração do imposto iniciou em 15 de março e terminará em 31 de maio, às 23h59. 

O calendário de restituição tem início no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

+ ​​Universidades podem ser proibidas de cobrar emissão de diploma do curso superior

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Veja quem precisa declarar 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Receita Federal Imposto de Renda 2023 Restituição
Sociedade Brasil