Previsão do tempo: fim de semana terá chuvas intensas em seis estados, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, nesta sexta-feira (6), com a previsão do tempo para este final de semana. Saiba o que fazer em caso de enchente

Mylena Lira   Publicado em 06/01/2023, às 21h34

Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, nesta sexta-feira (6), com a previsão do tempo para este final de semana. Segundo o instituto, ocorrerão chuvas intensas, com grande volume de água, em seis estados brasileiros devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Entre sábado e domingo, a previsão indica volumes de chuva significativos, em torno de 100 milímetros (mm) em 24h, de forma localizada, nas seguintes unidades da federação:

De acordo com o Inmet, no domingo (8), a chuva ainda pode atingir grande parte de São Paulo e não se descartam volumes significativos (maiores que 60 mm) em alguns pontos do norte e centro-leste do estado. Uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico ajudará a manter a atuação da ZCAS em parte do país.

A Marinha do Brasil emitiu nota na qual informa que "há condições favoráveis para a formação de um ciclone subtropical, em altomar, com lento deslocamento para sul/sudoeste, entre a madrugada e a manhã do dia 7 de janeiro". O órgão ressalta, ainda, que poderá ser classificado como Tempestado Subtropical, caso as condições atmosféricas e da intensificação do vento persistam.

"A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos de até 35 nós (65 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a manhã do dia 9 de janeiro", diz o documento. A nota oficial da Marinha pode ser lida na íntegra aqui.

+Saque do FGTS de até R$ 6,2 mil está liberado para 16 cidades; Veja quais

Previsão do tempo: grandes volumes de chuva

O Inmet ressalta que a formação do primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2023 ocorreu na noite da última quarta-feira (4) e já provocou grandes acumulados de chuva no sul da região amazônica e em localidades do Centro-Oeste e Sudeste do país.

Entre a manhã de ontem (5) e a manhã de hoje (6), os maiores volumes registrados nas estações do Inmet, foram em: Nova Xavantina (MT): 108,2 mm; Serra Nova Dourada (MT): 106,4 mm; Muriaé (MG): 93,6 mm; São João Del Rei (MG): 85,2 mm; Padre Ricardo Remetter (MT): 84,5 mm; Cambuci (RJ): 82,4 mm; Parque Estadual Chandless (AC): 72,4 mm; e Santa Maria Madalena (RJ): 71,6 mm.

Diante do cenário, o Inmet solicita que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e também às recomendações das defesas civis das regiões afeadas. A Defesa Civil de São Paulo indica o que fazer em caso de enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas:

+Renda extra: Rio abre inscrição para vendedor ambulante no Carnaval 2023

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil