Presidente da Câmara dos Deputados afirma que crescimento econômico é a prova da força do Legislativo

Lira destaca o papel do legislativo para o crescimento do PIB mesmo em um cenário desafiador, com pandemia, crise hídrica e efeitos de uma guerra

Victor Meira   Publicado em 02/09/2022, às 14h55

Agência Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, ontem (01), que PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,2% no 2º trimestre de 2022 em comparação com os três primeiros meses do ano. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que este resultado é uma consequência das ações do Legislativo, além de ser a prova de que o Congresso Nacional é forte.

O parlamentar alagoano ainda destaca que o PIB mostrou um crescimento sustentável. “Isso após tudo que o País passou: pandemia, crise hídrica e efeitos de uma guerra. Isto é a prova que Legislativo forte é Brasil forte. Parabéns a todos”, afirmou Lira, por meio de suas redes sociais.

Isso após tudo que o País passou: pandemia, crise hídrica e efeitos de uma guerra. Isto é a prova que Legisltivo forte é Brasil forte. Parabéns a todos.

— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 1, 2022

“Vivemos uma das legislaturas mais desafiadoras da história. E constatar que o trabalho coletivo ajudou o Brasil a chegar a um crescimento do PIB de 1,2% no trimestre, confirmando a sustentação da economia”, destacou.

Vivemos uma das legislaturas mais desafiadoras da história. E constatar que o trabalho coletivo ajudou o Brasil a chegar a um crescimento do PIB de 1,2% no trimestre, confirmando a sustentação da economia.

— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 1, 2022

Confira alguns números sobre o crescimento do PIB

Como foi mencionado anteriormente, o PIB do 2º trimestre de 2022 cresceu 1,2%. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, os números são ainda melhores, um avanço de 3,2%.

Os resultados do PIB foram bem melhores do que a expectativa do mercado financeiro. Em comparação com o 1º trimestre, o mercado esperava um crescimento de 0,9%. Nos dados anuais, os analistas projetavam um avanço de 2,8%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB cresceu 2,6% na comparação com os quatro trimestres anteriores. Em 2022, o PIB acumula alta de 2,5%.

Em relação a valores circulando na economia, o IBGE informa que houve uma movimentação de R$ 2,4 trilhões no 2º trimestre de 2022.

No 2º trimestre de 2022, a taxa de investimento foi de 18,7% do PIB, ficando estável frente à observada no mesmo período de 2021 (18,6%).

+++Acompanhe as principais informações sobre os dados econômicos e política na editoria de Sociedade do JC Concursos

Sociedade Brasil