Preço do material escolar: diferença de valor supera 600% em sites

O estudo sobre o preço do material escolar foi realizados em diversos sites. Confira dicas de como economizar na hora de providenciar o material para os filhos

Mylena Lira   Publicado em 14/01/2024, às 20h52

Divulgação

Um levantamento realizado pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon RJ) revelou diferenças alarmantes no preço de material escolar, com variações superiores a 600% em produtos de marcas semelhantes. A pesquisa, que abrangeu 157 itens escolares mais procurados neste início de ano, foi realizada em dez sites entre os dias 2 e 5 deste mês.

O estudo concentrou-se no comércio eletrônico, visando encontrar os menores preços entre os fornecedores. Entre as descobertas mais surpreendentes, destaca-se uma variação de 639,13% para uma borracha branca.

Outro exemplo foi uma borracha plástica com cinta, que variou de R$ 1,38 em um site para R$ 9,90 em outro. As menores variações foram registradas em uma tesoura, com oscilação de 3,16%, e em um caderno de caligrafia de 48 folhas, com 3,41%.

O monitoramento revelou que as maiores médias de preços foram encontradas no compasso de precisão e em uma agenda, enquanto as menores foram em borrachas. 

+Inscrição Sisu 2024: liberada lista de universidades com vagas; Veja TOP 6

Preço do material escolar: dicas para economizar 

Cássio Coelho, presidente do Procon RJ, enfatizou que a tradição de realizar esse levantamento de valores tem como objetivo ajudar o consumidor a economizar, mostrando que, com pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, com grandes variações de preços em diferentes estabelecimentos.

Confira a seguir algumas dicas para conseguir o melhor preço:

+Seguro DPVAT vai voltar a ser cobrado dos motoristas em 2024? Entenda

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil