Petrobras anuncia aumento de preços em um combustível; confira

Apesar de ter sido anunciado o aumento de preços do combustível, o reajuste dele no mercado já havia sido realizado desde o dia 1° de novembro

Victor Meira   Publicado em 05/11/2022, às 00h46

Divulgação

A Petrobras anunciou o reajuste no preço do querosene de aviação em 7,3%, o que totaliza um aumento de 48,4% em 2022. Apesar de ter sido divulgado somente hoje, o aumento já tinha sido feito desde o dia 01 de novembro. A informação foi divulgada pela própria estatal nesta sexta-feira (04). 

Apesar disso, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) divulgou nota afirmando que o aumento, durante o ano, foi de 58,8%. De acordo com a entidade, o QAV responde por cerca de 40% dos custos totais de uma companhia aérea.

+Deputado pede para incluir financiamento dos programas sociais na PEC da Transição

A empresa petrolífera revela que o aumento no combustível de avião subiu após três meses seguidos de queda média no preço do produto, que já havia caído 13,5%. Os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.

Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio. Dessa maneira, em 2022, foram realizados sete aumentos e quatro reduções que resultaram em uma variação de +48,4% no ano”, explicou a companhia.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil