Pesquisa Ipec indica possível vitória de Lula no 1º turno entre votos válidos; cenário é estável

As entrevistas do Ipec foram presenciais e realizadas entre os dias 13 e 19 de setembro. Lula também venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno

Pedro Miranda   Publicado em 19/09/2022, às 21h46

Reprodução/Facebook

O primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 será realizado no dia 2 de outubro. Nas duas semanas que antecedem as eleições, cada nova votação tem um impacto significativo nos candidatos e em suas campanhas. A TV Globo encomendou uma nova pesquisa do Instituto Ipec — anteriormente conhecido como Ibope — divulgada na segunda-feira (19). De acordo com o novo levantamento, o cenário segue estável com Lula (PT) na liderança.

Foram 3.008 pessoas entrevistadas para a recente pesquisa eleitoral. As entrevistas foram presenciais e realizadas entre os dias 13 e 19 de setembro. Os resultados da pesquisa tiveram uma margem de erro de dois por cento, para mais ou para menos. Os resultados foram registrados em juízo sob o número BR-00073/2022.

Lula tem 47% das intenções de voto, Bolsonaro (PL) manteve a mesma porcentagem, 31%. Ciro Gomes (PDT) seguiu com 7% de intenção, o mesmo da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% na semana passada e agora detém 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) permanece em 1%.

+++ Renegociação de dívidas com a Receita Federal: últimos dias

Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno, mostra Ipec

O Ipec também pesquisou as intenções para um segundo turno de votação. Nos cenários estudados, Lula ganharia de 54% a 35%. O instituto disse não saber dizer se o PT pode vencer no primeiro turno das eleições.

Quando se fala em votos válidos, cenário no qual são excluídos os votos em branco e os nulos. Lula também lidera a disputa:

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil