Novo auxílio do governo para caminhoneiros? Veja o valor e as condições

Governo Federal analisa conceder um novo auxílio para caminhoneiros, para amenizar os danos causados com o aumento constante dos combustíveis

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/05/2022, às 15h20

Divulgação

O Governo Federal analisa conceder um novo auxílio para caminhoneiros, que pretende pagar um benefício social para a categoria para amenizar os danos causados com o aumento constante dos combustíveis. O Ministério da Economia tem como plano liberar mais de R$ 1,5 bilhão para esses trabalhadores. Veja o valor e as condições. 

Ainda não há uma definição sobre o benefício, mas membros do Ministério têm afirmado que, internamente, há a pressão para que o benefício chegue a um valor por mês satisfatório e dentro do orçamento da União. Para isto acontecer o texto com a proposta teria que passar ainda pelo Congresso Nacional. 

++++ “O momento é de ajudar a população”, diz Bolsonaro

Veja valores e as condições do novo auxílio do governo para caminhoneiros

Há uma pressão no Ministério da Economia para que o valor fique em torno de R$ 400, semelhante ao que acontece hoje com o Auxílio Brasil. A avaliação do governo é a possibilidade de pagar o benefício inicialmente por uma Medida Provisória (MP). Por conta deste dispositivo, o projeto passaria a valer mesmo sem uma votação no Congresso Nacional. 

Confira mais detalhes sobre o novo auxílio para caminhoneiros

Até o momento não há mais detalhes sobre quem poderia receber, as inscrições e quantos poderiam entrar na lista de repasses. Essa definição depende do governo, embora haja um prazo para a apresentação de novos projetos sociais em anos eleitorais. 

O governo está preocupado que os caminhoneiros fiquem mais insatisfeitos devido ao aumento contínuo dos preços do diesel em 2022. Com a expectativa de novos aumentos de preços se aproximando, o Planalto quer acelerar a implementação de novos programas sociais. No entanto, ainda não há data para qualquer anúncio.

Uma nova paralisação da categoria, como aconteceu no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2018, poderia desgastar politicamente ainda mais o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além de que, alguns especialistas encaram uma nova paralisação com preocupação, já que poderia deixar ainda pior a economia do país. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil