NÃO perca o prazo para pagar o IPTU 2023; Veja calendário de São Paulo e do Rio

As prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro já divulgaram o calendário de cobrança do IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Veja datas

Mylena Lira   Publicado em 10/01/2023, às 21h03

Divulgação

As prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro já divulgaram o calendário de cobrança do IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Nas duas cidades, a primeira parcela ou a cota única, com desconto, vencem a partir de fevereiro.

A Prefeitura do Rio começará a enviar as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os contribuintes do município a partir de 16 de janeiro. Os contribuintes terão até o dia 7 de fevereiro para pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto predial. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2022.

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, o IPTU mudou. O carnê de várias folhas, como um livreto, acabou. Agora a guia tem uma única folha azul e branca, em formato carta. Esta guia é enviada pelos Correios aos contribuintes.

As guias também poderão ser emitidas de forma online, a partir de 23 de janeiro, tanto no site carioca.rio, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para iOS e Android. Será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as dez parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

Confira o calendário completo e já coloque o alarme no celular para não perder a data de pagamento:

+IPVA 2023: São Paulo e Rio de Janeiro iniciam cobrança nesta semana

IPTU 2023 em São Paulo

Na terra da garoa, o vencimento da 1ª parcela ou para o pagamento à vista, com 3% de desconto, é em fevereiro, conforme o dia escolhido pelo contribuinte (a opção de dia de vencimento realizada em anos anteriores continua valendo para 2023). Para quem não fez opção de dia de vencimento, a data da 1ª parcela poderá ser o dia 9 de fevereiro ou 14 de fevereiro, repetindo o vencimento da 1ª parcela de 2023.

Para imóveis que receberão a 1ª notificação em 2023, o vencimento da 1ª parcela e do pagamento à vista será no dia 14 de fevereiro. Os vencimentos das parcelas subsequentes serão no mesmo dia do vencimento da 1ª parcela. Para quem fez opção por vencimento nos dias 29 ou 30, o vencimento da 1ª parcela será no dia 28 de fevereiro, prevalecendo o dia da opção para as parcelas seguintes.

+Caixa libera saque-calamidade para novas cidades; Saiba como sacar até R$ 6,2 mil

Da mesma forma que ocorreu em 2022, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes serão enviados em um único formulário até 5 dias antes do vencimento da 2ª parcela. Os boletos desse formulário poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

Caso não receba a notificação via Correios, o contribuinte deverá emitir pela internet a 2ª via do boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento. Tira outras dúvidas sobre o IPTU em SP aqui.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil