Morre aos 82 anos, Rei Pelé, o maior atleta do século

Pelé morreu nesta quinta-feira (29), às 15h27, no hospital Albert Einstein, em São Paulo; o ex-jogador tratava de um câncer no cólon. Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 29/12/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h11

Reprodução Redes Sociais - Pelé

O futebol brasileiro e mundial perdeu o seu maior ídolo. Morreu, nesta quinta-feira (29), o Rei Pelé, aos 82 anos, considerado o maior atleta do século. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório, mas há uma estrutura montada recentemente na Vila Belmiro para receber a vigília. O sepultamento deve ocorrer em Santos.  

O maior jogador de futebol do mundo estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Foi necessária a internação por conta de uma infecção respiratória após ter contraído Covid-19 e também para uma reavaliação do câncer no cólon.

+ REVELADO calendário do Auxílio Brasil (Bolsa Família) 2023; Veja todas as datas

Saiba o motivo da morte 

Ele lutava contra o câncer no cólon, a sua morte foi anunciada pelo hospital na tarde de hoje. "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o hospital em nota. 

Ele passou por uma cirurgia para o tratamento do câncer em setembro de 2021 e até o momento vinha sendo submetido a sessões de quimioterapia. No início de 2022, em seu intestino, pulmão e fígado foram detectadas metástases. 

Em 21 de dezembro, a equipe clínica do hospital emitiu um boletim médico dizendo que o ex-atleta havia apresentado uma progressão da doença oncológica e precisava de mais cuidados relacionados à disfunção renal e cardíaca. Com isso, Pelé não pôde passar o Natal em casa, como esperava a família.

Os filhos do rei, Kely e Edinho Nascimento, divulgaram nos últimos dias fotos deles com o pai em seu quarto de hospital. Outros filhos e netos também estiveram presentes no Natal. Apesar das complicações, Pelé teve alguns dias de estabilidade e melhorou ligeiramente. Nos últimos dias, porém, a saúde do rei piorou novamente.

O atleta do século 

O ex-jogador foi eleito como "Atleta do Século" em 1980 pelo jornal  francês L’Équipe. Pelé foi gigante no futebol, nenhum atleta até então tinha conseguido reunir todos os fundamentos no campo em um único jogo. Ele chutava com ambos os pés, dava passes surpreendentes, matava a bola no peito e até conseguiu ser um bom goleiro. 

Pelé foi tricampeão mundial pelo Brasil em 1970, 1962 e 1958 e foi eternizado no futebol mundial. Antes de completar 22 anos, já havia marcado 500 gols. Aos 29, conseguiu marcar o milésimo e eternizar seu nome no esporte. Além de conquistar 6 campeonatos brasileiros, 2 libertadores, 2 mundiais, e 7 bolas de ouro. 

*Com informações do G1

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Pelé
Sociedade Brasil