Modalidades de saques do FGTS terminam em dezembro; Veja como resgatar

Trabalhadores ainda podem sacar duas modalidades do FGTS neste fim de ano; uma delas tem prazo final para esta quinta-feira (15). Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 15/12/2022, às 18h03

Divulgação - Duas modalidades de saque do FGTS

Duas modalidades de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm prazos finalizados em dezembro. Uma delas, o Saque Extraordinário do FGTS no valor de R$ 1 mil, só pode ser resgatado até esta quinta-feira (15). E o Saque-aniversário que pode ser realizado até este mês. 

A Caixa Econômica Federal (CEF) realizou os depósitos do FGTS Extraordinário dentro de um cronograma, segundo o mês de nascimento dos trabalhadores. Neste caso, o benefício realizou o último pagamento previsto no calendário oficial em 15 de julho.

+ Veto é derrubado no Congresso e nível superior volta a ser exigido a técnicos do judiciário

Saque Extraordinário do FGTS 

No caso do Saque extraordinário do FGTS, os valores são depositados de maneira automática na poupança digital para boa parte dos 42 milhões de trabalhadores que têm direito ao saque. Embora possa haver alguns casos em que é necessário o usuário fazer a solicitação no aplicativo do FGTS para ter acesso aos valores no aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). 

O trabalhador poderá transferir os valores assim que o dinheiro cair na poupança digital, que é movimentada pelo Caixa Tem, para uma conta em outro banco, da própria Caixa, pagar contas, fazer um PIX ou gerar um código para realizar a retirada. 

Saque-aniversário do FGTS

A Caixa libera saque para os trabalhadores nascidos em dezembro. Esses profissionais podem sacar até R$ 3,9 mil do fundo. Essa modalidade do fundo permite que o resgate de parte do saldo das contas aconteça anualmente. O trabalhador pode escolher ou não pelo saque entre o primeiro e o último dia útil referente ao mês do seu nascimento. 

A opção pela modalidade pode ser realizada no aplicativo FGTS, que está disponível para os sistemas (Android e iOS) ou no site. Vale lembrar que os trabalhadores que perderem o prazo para realizar a solicitação, só poderão fazer uma nova no próximo ano, no mês do seu aniversário. 

O saque-aniversário do FGTS foi instituído por meio da Lei 13.932/19 e permite que o trabalhador possa realizar o saque de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. 

O trabalhador tem a opção de aderir ou não ao saque. Quem não optar pelo recebimento continuará no modelo padrão, o Saque-Rescisão. No caso, quem opta pelo saque-aniversário e o valor a receber pode variar entre 5% a 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, que é acrescida de uma parcela adicional. 

Veja como solicitar saque 

O trabalhador deve realizar a solicitação pelo aplicativo ou no site fgts.caixa.gov.br. Quando estiver na plataforma, o cidadão deve clicar em “Meu FGTS”, e na sequência em “Saque-Aniversário”. Sendo necessário concordar com os termos e condições e, logo após, clicar em “Aderir ao saque aniversário”.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil