Ministério da Saúde lança calendário digital para ampliar cobertura vacinal

Dose contra a covid-19 será incluída no PNI, com uma ênfase especial em grupos de maior risco. Calendário digital também oferece conteúdo técnico direcionado aos profissionais de saúde

Pedro Miranda   Publicado em 31/10/2023, às 20h38

Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou uma inovadora ferramenta digital para auxiliar no acompanhamento do calendário de vacinação no Brasil. O calendário digital, disponível para download, oferece informações detalhadas sobre todas as doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, fornece dados sobre doenças preveníveis, público-alvo, faixa etária e, dentro de cada grupo, as vacinas recomendadas.

O principal objetivo do Ministério é aumentar a cobertura vacinal em todo o país, com foco especial na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Esta ferramenta visa simplificar o acesso a informações essenciais sobre a imunização, facilitando a vida dos cidadãos e profissionais de saúde.

No site do calendário digital de vacinação, os usuários também encontrarão painéis de monitoramento da vacinação contra a covid-19 e a influenza. Além disso, o site disponibiliza um "vacinômetro" com números atualizados da vacinação em todo o Brasil, tornando o acompanhamento mais transparente para a população.

Dose contra a covid-19 será incluída no PNI, com uma ênfase especial em grupos de maior risco

O Programa Nacional de Imunizações já distribui 48 imunobiológicos anualmente, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas (anticorpos). Isso abrange tanto as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação quanto aquelas destinadas a grupos com condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de doenças, aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

A partir de 2024, a dose contra a covid-19 será incluída no PNI, com uma ênfase especial em grupos de maior risco. Isso inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, imunocomprometidos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas em instituições de longa permanência, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Além de beneficiar o público, o calendário digital também oferece conteúdo técnico direcionado aos profissionais de saúde, incluindo publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Governo federal Covid-19 Vacinação Ministério da Saúde
Sociedade Brasil