Minas Gerais: Lula mantém vantagem em pesquisa eleitoral; veja números

Levantamento anterior do instituto também apresentava vantagem de Lula O instituto entrevistou 1.640 eleitores de 80 cidades entre 9 e 14 de julho

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 15/07/2022, às 19h41

Stucker/Insituto Lula

O ex-presidente Lula (PT) mantém vantagem em pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas. O candidato petista tem 42% das intenções de voto para Presidência da República em Minas Gerais. Bolsonaro (PL) aparece logo atrás com 34% do eleitorado do estado. Lula aparece com vantagem na maioria das pesquisas feitas por institutos especializados em intenção de votos.

De acordo com a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) tem 6,5% de intenção de voto; Simone Tebet (MDB), 2,1%; André Janones (Avante), 2%; e Pablo Marçal (Pros), que tem 1,3% do eleitorado mineiro. Os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), e Sofia Manzano (PCB) performaram abaixo de 1% na pesquisa eleitoral.

Brancos e nulos são 6,8% dos votantes, enquanto 3,7% não soube responder ou não respondeu. Todos os números dizem respeito à pesquisa estimulada, quando há apresentação dos nomes dos pré-candidatos aos entrevistados. A confiança da pesquisa é de 95%, com erro estimado de 2,5 pontos percentuais. O instituto entrevistou 1.640 eleitores de 80 cidades entre 9 e 14 de julho. Todo o contato é feito pessoalmente ou por telefone.

+++Agressores de mulheres poderão ser presos em caso de descumprimento de medidas protetivas

Levantamento anterior do instituto também apresentava vantagem de Lula

A última pesquisa do instituto no estado, em maio, mostrou Lula liderando com 41,6% dos votos. Na época, Bolsonaro estava logo atrás com 33,8%, enquanto Ciro Gomes estava atrás com 6,2%. No entanto, na última enquete, os pré-candidatos Sérgio Moro (União) e João Dória (PSDB) ainda não tinham sido incluídos no questionário.

Com isso, pesquisas recentes sugerem que as intenções de voto de Minas Gerais para o Palácio do Planalto são estáveis, já que o crescimento nos últimos dois meses está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Na pesquisa atual do mês de julho, o instituto entrevistou 1.640 eleitores de 80 municípios, entre os dias 9 e 14 de julho. Todos os contatos foram feitos pessoalmente ou através de ligações telefônicas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01100/2022 para o cargo de presidente.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos

Sociedade Brasil