Lula mantém vantagem no segundo turno com 51%, contra 42% de Bolsonaro, aponta Ipec

Nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) revela que Lula manteve mesmo percentual do levantamento anterior, contra 42% de Bolsonaro

Jean Albuquerque   Publicado em 10/10/2022, às 19h45

Divulgação - Nova pesquisa Ipec aponta vantagem de Lula no segundo turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem com 51% das intenções de voto, contra 42% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que revela a nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (2) para o segundo turno. 

O petista manteve a vantagem de 51% da preferência dos eleitores, que também foi registrada na última quarta-feira. Já o candidato à reeleição pelo PL perdeu um ponto, no levantamento anterior, o presidente tinha 43%. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Já os votos brancos e nulos somam 5%, anteriormente estava em 4%, os indecisos se mantiveram em 2%. 

+ Ranking mostra as 5 cidades brasileiras mais BARATAS para viver

"Pacote de Bondades" do Auxílio Brasil não tem refletido nas pesquisas 

No último dia 3, o Governo Federal anunciou a antecipação do calendário do Auxílio Brasil para esta terça-feira (11), normalmente os depósitos começam a ser realizados pela Caixa a partir do dia 18 de cada mês. Além do anúncio da inclusão de 500 mil famílias na folha de pagamento de outubro e o 13º para as mulheres chefes de família a partir de 2023. 

Todo o esforço para antecipar os valores do auxílio antes do segundo turno, que está marcado para acontecer no dia 30 de outubro, ainda não surtiu efeito no resultado das pesquisas. O ex-presidente Lula continua aparecendo com vantagem nos levantamentos realizados pelos institutos de pesquisas. 

Veja apoios a Lula e Bolsonaro 

Lula conseguiu o apoio da senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa para a presidência, após o primeiro turno. O PDT, partido de Ciro Gomes, também anunciou apoio ao petista. Seguido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

No caso de Bolsonaro, o atual presidente conquistou o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), um dos três maiores colégios eleitorais do país, no qual Lula venceu no primeiro turno. Também declararam apoio, governadores e prefeitos e os parlamentares eleitos para o novo Congresso.  

A pesquisa Ipec ouviu 2.000 pessoas entre o sábado (8) e esta segunda-feira (10), em 130 municípios do país. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil