Lula anuncia cinco ministros do novo governo; novos nomes serão apresentados próxima semana

Lula prometeu diversidade na base ministerial e disse que será cumprida ao decorrer dos anúncios. Veja quais foram os nomes anunciados por para a base ministerial

Pedro Miranda   Publicado em 09/12/2022, às 17h32

Ricardo Stuckert

O recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou cinco primeiros ministros para o novo governo dele. Os nomes foram anunciados nesta sexta-feira (9) no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde fica o escritório de transição.

Segundo Lula, nomes foram apresentados para que formassem uma equipe. Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.

Serão novos ministros:

Os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a diplomação de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Originalmente, a equipe do futuro governo só seria anunciada após a diplomação, mas Lula decidiu antecipar vários candidatos depois que o Senado aprovou a PEC de Transição.

+++ Brasil deixa a Copa do Mundo no Catar; Tite é alvo de críticas por atitude em campo

Lula prometeu diversidade na base ministerial e disse que será cumprida ao decorrer dos anúncios

Após o anúncio dos cinco primeiros nomes, Lula disse que até agora todos os ministros são homens e prometeu mostrar mais diversidade nos anúncios a partir da próxima semana. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.

Os futuros ministros já começaram a visitar os ministérios que iriam liderar. Haddad se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã de quinta-feira (8).
Em relação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula afirmou que pretende desmembrar a pasta no futuro, mas Flávio Dino se concentrará inicialmente nessas duas pastas.

Segundo ele, o novo ministro será responsável por reestruturar a carreira profissional dos policiais rodoviários federais e reduzir a interferência da política nas forças de segurança.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil