Invasão em Brasília: criminosos bolsonaristas quebram TUDO; Veja imagens

Invasão em Brasília por bolsonaristas radicais deixou cenário de destruição no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto

Mylena Lira   Publicado em 08/01/2023, às 19h42

Divulgação/Agência Brasil

Além de agredir jornalistas e policiais, os criminosos bolsonaristas que participaram do ato antidemocrático deste domingo (8) depredaram os prédios dos três Poderes. Inconformados com a vitória de Lula (PT), os apoiadores de Bolsonaro protagonizaram invasão em Brasília. O Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram tomados por vândalos.

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o STF, um dos mais depredados pelos extremistas de direita. O plenário do STF foi totalmente destruído, desde a estrutura da sala, vidros e até os móveis do espaço. O símbolo da Republica Federativa foi arrancado da parede e levado para fora do prédio junto com uma das poltronas dos ministros.

Plenário do STF totalmente danificado por criminosos bolsonaristas

Além disso, a fachada do prédio do STF foi pixado com a frase "perdeu, mané", dita pelo ministro Luís Roberto Barroso a um bolsonarista que o intimidou nos EUA em 15 de novembro de 2022, após Bolsonaro perder o segundo turno das eleições.

No Palácio, o único gabinete que não foi invadido foi o do presidente Lula, que tem um sistema diferente de segurança. O gabinete ocupado pela primeira-dama Janja, porém, foi acessado e também danificado. Entre os itens destruídos estão:

Veja vídeo da Agência Brasil que mostra alguns dos estragos provocados:

Lula decreta Intervenção Federal após invasão em Brasília

O presidente Lula (PT) decretou Intervenção Federal no Distrito Federal, que se limita à area de segurança pública. Ele se manifestou mais cedo sobre os atos golpistas e criminosos e afirmou que todos os envolvidos serão identificados e punidos.

"Vocês devem ter acompanhado a barbárie em Brasília hoje. Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do palácio e o Congresso. Achamos que houve falta de segurança", ressaltou em seu pronunciamento.

Lula se pronuncia sobre atos antidemocráticos https://t.co/c2Wnk9X39F

— Lula (@LulaOficial) January 8, 2023

Invasão em Brasília: PGR pede abertura de inquérito criminal

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, requisitou a imediata abertura de procedimento investigatório criminal para responsabilizar os participantes da invasão aos prédios dos Três Poderes.

Em nota, a PGR afirma que Aras acompanha com “preocupação os atos de vandalismo a edifícios públicos que ocorrem em Brasília”. Além disso, ressalta que “mantém contato permanente com as autoridades e tem adotado as iniciativas que competem à instituição para impedir a sequência de atos de violência”.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil