Imposto de Renda: Prazo está acabando! Entregue sua declaração agora!

Dois dias para encerrar o prazo final da entrega do Imposto de Renda, Receita espera receber 39,5 milhões até 31 de maio; Saiba como declarar

Jean Albuquerque   Publicado em 29/05/2023, às 15h42

Agência Brasil

Restam apenas dois dias para o término do prazo estabelecido aos contribuintes para a entrega da declaração do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, até a manhã desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações já foram submetidas. A expectativa é de que esse número alcance 39,5 milhões até o prazo final, o qual é o dia 31 de maio.

Dentre as declarações já apresentadas, cerca de 23% utilizaram a opção de pré-preenchimento, a qual, segundo a Receita, reduz o risco de erros. Esse método permite aproveitar informações disponibilizadas a partir de bancos de dados governamentais. No entanto, a Receita ressalta que "todas as informações devem ser verificadas e validadas pelo contribuinte antes do envio".

Aqueles que optarem pelo uso da declaração pré-preenchida ou desejarem receber a restituição por meio da chave Pix (com a chave sendo o CPF) terão prioridade no recebimento das restituições, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.

Uma novidade deste ano na declaração diz respeito aos contribuintes que possuem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos similares. A obrigatoriedade de declaração para esse grupo foi flexibilizada. 

Agora, é somente obrigado a enviar a declaração aquele que vendeu ações cujo valor total ultrapassou R$ 40 mil ou obteve lucro, de qualquer valor, com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do montante da venda. 

+ CET suspende rodízio em São Paulo. Saiba o motivo

Calendário de restituição

O calendário de restituição tem início no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

Aprenda a declarar IR 

Para realizar a declaração, o contribuinte que pretende utilizar o sistema da Receita Federal precisa seguir os seguintes passos:

Por meio do portal ou fazendo o download do programa, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.

Quem precisa declarar o IR? 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Receita Federal Imposto de Renda 2023 Restituição
Sociedade Brasil