Guerra na Ucrânia pode afetar a economia do Brasil? Saiba como

Grave crise militar na Europa pode afetar a economia brasileira. Saiba quais setores da economia do país que podem ser afetados com a guerra na Ucrânia

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 24/02/2022, às 16h35

Divulgação AFP

Desde a Segunda Guerra Mundial, a Europa não vivenciava a mais grave crise militar na região. Após o período de quatro meses de crise com o Ocidente, a Rússia tomou a decisão de atacar a Ucrânia, nesta quinta-feira (24). Saiba como a guerra na Ucrânia pode afetar a economia no Brasil

Até o momento, há a informação de que a usina nuclear de Chernobyl foi capturada por forças russas, de acordo com Mykhailo Podolyak, conselheiro do gabinete presidencial ucraniano. Há investidas do exército do russo no sentido de invadir o país europeu. "É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos. Essa é uma das ameaças mais sérias à Europa hoje", acrescentou Podolyak.

Confira como a guerra na Ucrânia afeta o Brasil 

Um dos principais impactos na economia brasileira por conta da guerra na Ucrânia é a alta do preço do petróleo, que já superou hoje (24) os US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos, após o anúncio de uma operação militar por Vladimir Putin. 

Como a Rússia é um dos grandes produtores de petróleo, a investida militar afeta diretamente o preço do petróleo na economia mundial. Outra medida como retaliação a decisão do governo russo pode ser as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, que também podem pressionar o preço da energia. 

EM QUEM VOCÊ PRETENDE VOTAR PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

*Devido a limitação de alternativas no Twitter, o JC Concursos priorizou os candidatos mais bem classificados nas pesquisas eleitorais.

— JC Concursos | Jornal dos Concursos (@jcconcursos) February 18, 2022

Caso o comércio euro-russo de combustíveis seja interrompido, os europeus passarão a ter a ausência de energia, fazendo com que seja necessário recorrer ao mercado mundial que ficará com preços mais caros. Além disso, outros setores econômicos poderão ser afetados. Confira:

Guerra pode frear crescimento econômico

O conflito militar na Ucrânia afeta os preços do petróleo, do gás natural, de grãos e do óleo de cozinha no Brasil. Além de pressionar a indústria do país por conta da alta do dólar podendo gerar a escassez mundial de insumos, fazendo com que a economia brasileira possa sofrer com esse atual cenário. 

Vale lembrar que a confiança econômica pode ser afetada e se estender por mais alguns meses, a partir do tamanho da guerra, o que contribui para a redução das perspectivas acerca do crescimento econômico no país. Situação que fragiliza ainda mais o mercado nacional o que pode significar uma menor oferta de emprego, já que empresários e investidores estarão temerosos e podem adiar novos projetos ou a possibilidade de uma expansão. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Imposto de Renda 2022: Receita Federal anuncia novas regras e prazos para este ano
Estoque de crédito fica estável em janeiro, informa Banco Central
Brasil tem o pior clima econômico dos principais países da América Latina, diz FGV
Desemprego cai na maioria dos estados em 2021, mas taxa ainda continua alta
Abono salarial: Caixa libera pagamento do PIS/Pasep para nascidos em junho; Saiba mais