Governo confirma Auxílio Brasil para um novo grupo de beneficiários; saiba quem recebe

Em outubro, o Auxílio Brasil foi liberado para mais de 21 milhões de pessoas, com um valor médio de R$ 609

Victor Meira   Publicado em 25/10/2022, às 21h46

Pixabay

O Auxílio Brasil já é uma realidade para mais de 21 milhões de pessoas. A parcela do mês de outubro foi finalizada na última segunda-feira (24). O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, confirmou a participação de mais um grupo de beneficiários: as famílias estrangeiras refugiadas no Brasil.  

Segundo o ministro, cerca de 50 mil famílias venezuelanas já recebem o Auxílio Brasil. 

Continuamos zerando a fila. Hoje não tem nenhuma família na pobreza extrema regularmente cadastrada no Cadastro Único sem receber o Auxílio Brasil. Chegamos a todas as casas, todas as famílias que fizeram seu cadastro”, destacou Bento, em entrevista nesta terça-feira (25) ao programa A Voz do Brasil.

+Caixa suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil após orientação do TCU

Ele ainda informa que 210 mil famílias que recebem o benefício social têm carteira assinada. Bento explica que a função do Auxílio Brasil é dar autonomia financeira para os beneficiários. Dessa forma, a pasta estimula a busca pelo trabalho formal. 

Durante o programa, Bento tranquiliza os beneficiários ao dizer que o Auxílio Brasil é um programa permanente. ”Não acaba em dezembro, é um programa permanente, instituído por lei e que vai continuar”.

+Abono salarial PIS/Pasep: mais de 400 mil trabalhadores ainda não sacaram benefício

Auxílio Brasil: ministro pede para as famílias anteciparem a atualização do CadÚnico

O ministro da Cidadania pediu para as famílias anteciparem a atualização do Cadastro Único para Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico), principalmente para quem tem o cadastro desde 2016. Para quem não teve mudanças na composição familiar, o procedimento pode ser feito pelo aplicativo CadÚnico, disponível para download na página Gov.br.  

Contudo, se for necessário promover a mudança nos dados, ele cita que é preciso ir até um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral. 

O prazo de atualização cadastral foi prorrogado para ser feito até o dia 11 de novembro. 

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil