Gigante da educação oferece mais de 200 bolsas de estudos para estudantes de baixa renda

Quem for selecionado para ganhar a bolsa de estudo poderá estudar em uma das 143 escolas da Cogna, distribuídas por 19 estados

Victor Meira   Publicado em 25/08/2022, às 08h48

Freepik

A Cogna, uma das maiores empresas de educação do Brasil e mundo, recebe inscrições para o Somos Futuro, programa de bolsas de estudo integrais para alunos de baixa renda que estudam em escolas públicas.

As oportunidades são oferecidas pelo Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação, que já ajudou mais de 590 jovens em quatro anos de instituição. 

A seleção é para participar do ano letivo de 2023 e as inscrições serão recebidas até o dia 31 de agosto. O estudante precisa estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico. 

+Veja quem pode sacar os R$ 8 bi esquecidos em bancos. Segunda fase já foi liberada?

Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 143 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

"O Somos Futuro foi muito importante para mim e para minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista", afirma Valéria Gomes Cardoso, participante do programa, que estudou no Colégio Alicerce e agora cursa Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo.

"Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor" ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto SOMOS.

+Goiás é o estado com mais vagas em concursos abertos: são 14,5 mil; Veja lista

Como se inscrever no programa de bolsa estudos da Cogna?

Os interessados precisam entrar neste link para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos -- um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. 

O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

+++Acompanhe as principais informações sobre bolsas de estudo na editoria de Sociedade do JC Concursos

Sociedade Brasil