Fies 2024: Inscrições abertas. Veja como se candidatar e conseguir sua vaga

Candidatos têm até esta segunda-feira (18) para realizar a inscrição no Fies 2024 e concorrer a uma vaga em uma universidade privada de ensino superior

Jean Albuquerque   Publicado em 18/03/2024, às 10h02

Divulgação JC Concursos

Os estudantes precisam ficar atentos ao prazo final para se inscrever no Fies 2024 do primeiro semestre deste ano, que foi prorrogado para até esta segunda-feira, dia 18 de março. Essa é uma ótima chance de realizar o sonho de cursar uma graduação em uma instituição privada de ensino superior.  

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Ao todo, mais de 67 mil vagas estão disponíveis em 1.260 instituições participantes. 50% das vagas são reservadas para o FIES Social, que beneficia estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo.

Se você se encaixa nos requisitos, não deixe para última hora! As inscrições podem ser feitas até meia-noite (horário de Brasília) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

+ Bolsa Família 2024 com valor médio de R$ 679,23 volta a ser pago nesta segunda-feira

Veja como se inscrever

Veja as mudanças 

Na área de cursos, uma mudança relevante é que agora os candidatos podem escolher até três opções de cursos de diferentes áreas do conhecimento ao se inscrever no Fies, não mais restritos a um mesmo agrupamento de áreas. 

O MEC também revisou as áreas prioritárias para o Fies, incluindo cursos com alta empregabilidade e remuneração, bem como cursos de licenciatura e pedagogia voltados para a educação básica.

Confira o calendário do processo seletivo

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo brasileiro que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Ele foi criado em 1999 e visa facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, que não têm condições de arcar integralmente com as mensalidades dos cursos universitários. 

O Fies permite que os estudantes financiem parte ou a totalidade das mensalidades de cursos superiores, pagando o valor financiado após a conclusão da graduação, com condições facilitadas de pagamento. 

Para se inscrever no Fies, os estudantes precisam atender a critérios específicos de renda familiar e participação em processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa tem sido uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Governo federal Fies Inscrições
Sociedade Brasil