Encontre Seu Pai Aqui: mutirão em São Paulo faz teste de DNA gratuito

Amanhã, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) promove o segundo mutirão para realizar teste de DNA gratuito e desburocratizar o reconhecimento de paternidade

Mylena Lira   Publicado em 19/10/2022, às 15h11

Divulgação

Nesta quarta-feira, 20 de outubro de 2022, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) promove o segundo mutirão para realizar teste de DNA gratuito e desburocratizar o reconhecimento de paternidade no documemnto de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente.

O projeto leva o nome de Encontre Seu Pai Aqui e é desenvolvido em parceria com o Ministério Pùblico do Estado de São Paulo (MPSP). Desde o lançamento do programa, em novembro de 2016, mais de 12 mil solicitações já foram registradas.

São garantidos o sigilo e a privacidade dos envolvidos, uma vez que tanto a triagem quanto a coleta de sangue para o teste de DNA são realizadas por uma equipe de peritos do Imesc, em uma sala reservada dentro do próprio órgão. Não é necessário nenhum preparo especial para a coleta do material biológico para o exame.

+Assédio eleitoral: saiba como denunciar a compra de votos anonimamente

Como participar do mutirão para teste de DNA?

A ação será realizada amanhã na sede do Imesc, localizado na rua Barra Funda, 824, no bairro da Barra Funda, na capital paulista. Os atendimentos serão oferecidos na área interna do Instituto, das 7h às 16h.

Os interessados em participar do mutirão podem ir direto. Não é exigido agendamento prévio porque o atendimento será feito por ordem de chegada. Para participar, é necessário que todos os envolvidos (filho, mãe e suposto pai) estejam de acordo com a realização do exame e compareçam juntos na coleta.

O reconhecimento de paternidade pode ser feito mesmo que o suposto genitor já tenha morrido. Nesse caso, o teste é feito com a presença da mãe e de parentes de primeiro grau do falecido, como pais (preferencialmente), irmãos (por parte de pai e mãe) e filhos (com suas respectivas genitoras).

+Cuidado: NÃO coma chocolate com vidro DESTA marca famosa; Anvisa proibiu venda

É preciso apresentar documento original com foto ou, no caso de crianças e adolescentes, certidão de nascimento. Se uma das partes for incapaz, deverá estar representada ou assistida na forma da lei, apresentando documento comprobatório de sua condição.

Quem quiser fazer o reconhecimento de paternidade e não estiver acompanhado do suposto pai, pode passar pelo atendimento e dar continuidade ao processo junto ao Ministério Público. Depois do exame feito, os envolvidos são chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado e, em seguida, são encaminhados ao Cartório de Registro Civil.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil