Dinheiro liberado: veja o calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023

Cerca de 22 milhões de pessoas têm direito a receber o abono salarial PIS/Pasep 2023, que começou a ser pago hoje pelo governo federal para quem nasceu em janeiro e fevereiro

Mylena Lira   Publicado em 15/02/2023, às 15h10 - Atualizado às 20h05

Divulgação

Cerca de 22 milhões de pessoas têm direito a receber o abono salarial PIS/Pasep 2023, que começou a ser pago hoje pelo governo federal. O calendário de depósito se estende até o dia 17 de julho e foi definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), de acordo com o mês de nascimento ou número de inscrição do beneficiário.

O abono paga até um salário mínimo aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe neste ano quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Além dos trabalhadores da iniciativa privada, têm direito também os servidores públicos, militares e empregados de estatais. Os valores pagos a cada trabalhador variam conforme a quantidade de dias em que efetivamente exerceu atividade laboral durante o ano-base 2021.

O crédito é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (para trabalhadores de empresas privadas) e pelo Banco do Brasil (para servidores públicos). Segundo a Caixa, o dinheiro será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais receberão por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

+Começa hoje (15) o pagamento do abono salarial PIS/Pasep; Saiba quem recebe

Calendário de pagamento do abono salarial

Confira abaixo as datas nas quais o abono salarial PIS/Pasep 2023 será liberado para saque. Vale ressaltar que o prazo para resgate da quantia encerra em 28 de dezembro de 2023. Depois disso, até é possível acessar a grana, mas somente após entrar com recurso administrativo. No ano passado, cerca de 400 mil esqueceram de sacar o benefício.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa:

Mês de nascimento / Data do pagamento

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição / Data do pagamento

+Imposto de Renda 2023: saiba como fazer a declaração pré-preenchida

Como consultar?

O interessado não precisa sair de casa para descobrir se tem valor a receber referente ao abono Pis/Pasep ano-base 2021. A consulta pode ser realizada de forma online por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, pelo portal www.gov.br e, ainda, ligando para o número 158.

O app da CTPS é compatível com celulares com sistema operacional Android ou IOS. Após login com as credencias GOV.br (CPF e senha), o próximo passo é clicar em "Benefícios", sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, olhar em "Abono Salarial".

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil