Desmonetização da Jovem Pan no Youtube ameaça alcance das notícias e vídeos da empresa

As sucessivas violações da Jovem Pan no Youtube podem fazer algoritmos reduzirem a entrega dos conteúdos. Plataforma do Google emitiu alertas antes de adotar medida

Pedro Miranda   Publicado em 24/11/2022, às 17h15

Divulgação/JC Concursos

Todas as pessoas que criam um canal no Youtube e passam a produzir conteúdo tem um único objetivo: monetizar a produção. A cada mil visualizações, o criador de conteúdo digital, dono do canal, recebe um valor correspondente em dólar. Esse pagamento é feito pelo Google AdSense e é preciso acumular minimamente 100 dólares.

Mas umas das formas mais populares e, digamos, mais rápidas de rentabilizar a produção de conteúdo de um canal no Youtube é por receita publicitária. Como a Jovem Pan era um dos canais com maior rendimento financeiro do segmento de notícias do país no Youtube, a suspensão da monetização por parte do Google vai prejudicar o alcance das notícias e vídeos da empresa.

Isso pode acontecer porque boa parte desse sucesso no quesito financeiro da Jovem Pan se deve a inserções publicitárias na programação de grandes marcas. Com a desmonetização e o motivo apresentado pelo Youtube para que isso acontecesse, pode haver uma debandada de anunciantes, pois podem não querer estar associados a uma marca que foi punida por desinformação e fake news.

+++ Google Adsense emitiu alertas frequentes antes de desmonetizar a Jovem Pan. Saiba como funciona

As sucessivas violações da Jovem Pan podem fazer algoritmos reduzirem a entrega dos conteúdos

De acordo com especialistas, quando um conteúdo ou mesmo um canal está fazendo sucesso no Youtube, é “natural” que a própria empresa passe a impulsionar a produção através dos algoritmos. Dessa forma, o alcance aumenta e mais pessoas são apresentadas aos vídeos em questão.

Com a suspensão da monetização, ainda mais por violações das diretrizes, a própria plataforma entende que o canal e o conteúdo em questão não deve ser ampliado, o que vai prejudicar diretamente o alcance esperado. Para se ter uma ideia, só em 2021, a Jovem Pan alcançou o faturamento histórico de R$ 20 milhões com os canais no Youtube.

Mas esse processo de suspensão não é tão simples como parece, pode levar meses e é uma decisão bastante delicada, pois envolve a perda de receita para ambas as partes. No caso da Jovem Pan, o Google Adsense emitiu inúmeros alertas antes de desmonetizar o canal por violações das diretrizes da plataforma de vídeo.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil