Concurso SEE SP: professor dá dicas para se preparar para as provas

O concurso SEE SP conta com uma oferta de 15 mil vagas para o cargo de professor de ensino fundamental e médio

Victor Meira   Publicado em 11/05/2023, às 22h37

Freepik

Nesta quinta-feira (11), saiu um dos concursos públicos mais esperados do estado de São Paulo, o concurso da SEE SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). O processo seletivo na SEE SP não é realizado desde o ano de 2014.

O certame conta com uma oferta de 15 mil vagas efetivas para o cargo de professor de ensino fundamental e médio. Há um total de 10.742 vagas disponíveis para uma carga horária semanal de 40 horas, além de 4.258 vagas para uma jornada de 25 horas por semana. Os contratados receberão um salário de R$ 5.000 e R$ 3.125, respectivamente.

As oportunidades serão distribuídas para os professores atuarem em escolas nas 91 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo e interior. As vagas são para docentes com licenciatura em diversas áreas, incluindo biologia, ciências, educação artística, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e educação especial.

Diante da repercussão deste concurso público, o JC Concursos conversou com o Coordenador de Carreiras Educacionais do Gran Cursos Online, Carlinhos Costa, para dar algumas dicas para se preparar para um dos certames mais esperados dos últimos nove anos em São Paulo. 

+ Baixe o edital do processo seletivo

Dicas para se preparar para o concurso SEE SP

Costa destaca que a preparação para essa prova deve iniciar o mais rápido possível e que é importante estudar a resolução das provas anteriores da mesma banca. Neste caso, a Vunesp é a banca organizadora do concurso SEE SP.

Segundo o professor, é recomendável que os candidatos busquem por provas anteriores de prefeituras do estado de São Paulo, já que muitas delas são elaboradas pela Vunesp. Isso se deve ao fato de que a última prova para a educação estadual não foi organizada pela mesma banca. 

Além disso, Costa destaca que a Vunesp é uma banca com perfil muito técnico, por ser vinculada à Universidade de São Paulo.

"A Vunesp é uma banca muito conhecida em São Paulo, é uma banca feita por acadêmicos, então costuma ser bem técnica. Nas questões de teoria educacional, por exemplo, ela é bem difícil porque vai em aspectos técnicos dessas teorias. Por outro lado, ela coloca as referências bibliográficas no edital, o que pode ser bom para os candidatos pois acaba dando uma orientação para o estudo", afirmou.

+Processo seletivo IBGE 2023 está com 316 vagas abertas

Característica das provas

A prova discursiva exigirá que os candidatos respondam duas questões sobre o currículo paulista de metodologia de ensino. Para se preparar adequadamente, é recomendado que os candidatos estejam familiarizados com os pressupostos teóricos do estado de São Paulo, o que inclui o conhecimento do currículo paulista, a compreensão da didática e metodologia de ensino, bem como o estudo de alguns temas relevantes e a prática de escrita.

Na prova prática, haverá uma novidade: os candidatos deverão apresentar uma vídeo aula com duração entre 5 e 7 minutos, na qual o professor deverá aparecer durante todo o tempo. Os candidatos poderão utilizar recursos pedagógicos na gravação e deverão simular uma aula.

+++Acompanhe as principais informações sobre Concursos Públicos no JC Concursos 

SEE SP
concursos concursos publicos concursos sp (são paulo)

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.