Combate à desinformação: TSE e Spotify fecham acordo para as eleições de 2022

TSE e Spotify anunciam acordo firmado nesta quinta-feira (12) para combater a disseminação de informações falsas nas eleições de 2022; saiba mais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 12/05/2022, às 17h08

GettyImages/Spotify - TSE e Spotify fecham acordo para as eleições de 2022

Para combater a desinformação nas eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Spotify anunciaram um acordo nesta quinta-feira (12) para o período eleitoral, segundo publicação da agência Reuters. Saiba mais detalhes. 

De acordo com nota disponibilizada no site da Corte, o Spotify irá atuar na promoção de conteúdos confiáveis "alfabetização midiática e capacitação, bem como de identificação e contenção de casos e práticas de disseminação da desinformação".

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Parceria entre TSE e Spotify para combater desinformação; saiba mais 

Com duração até 31 de dezembro, segundo o acordo, que foi assinado por ambas as partes, na segunda-feira (9) a plataforma irá disponibilizar um canal de comunicação para que os usuários possam fazer denúncias sobre conteúdos que serão analisados por meio de regras estabelecidas pelo Spotify. Neste caso, o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) poderão usar esse meio para enviar ordens judiciais, diz trecho da nota. 

Além de um canal de comunicação, a plataforma de streaming de áudio também irá disponibilizar um recurso online que servirá como uma espécie de centro para informações relevantes acerca do processo eleitoral, além de incluir link com o intuito de direcionar os ouvintes para a página oficial do TSE e materiais sobre os serviços prestados pela justiça eleitoral. 

TSE adota ações para combater informações falsas 

A Corte vem adotando medidas para combater a disseminação de informações falsas que possam comprometer o bom andamento das eleições de 2022, desde o ano passado. 

Ainda segundo a nota, a parceria entre o TSE e o Spotify envolve treinamento de produção de conteúdo na plataforma, com o apoio das equipes do TSE e dos TREs. Segundo o órgão federal, há o comprometimento para a disponibilização de "informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para o Spotify".

O TSE vem buscando parcerias com plataformas digitais e aplicativos de mensagens, chegando a fechar parceria com o Facebook, Whatsapp, Instagram, Google, Twitter e TikTok.

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