Caixa amplia prazo para liberar consignado do Auxílio Brasil; veja

O pagamento do consignado do Auxílio Brasil teve prazo ampliado pela Caixa; medida foi publicada no Diário Oficial da União; veja todos os detalhes

Jean Albuquerque   Publicado em 25/10/2022, às 14h58

Divulgação - Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal ampliou o prazo para pagamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que passou de dois dias úteis para cinco dias úteis, a informação foi divulgada pelo banco público nesta terça-feira (25). Essa é uma decisão que foi tomada após o Ministério da Cidadania conceder parecer favorável à mudança. 

A alteração foi formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União, embora esse prazo já estivesse sendo adotado pela Caixa para novos contratos. A Caixa explica que o aumento do prazo é necessário para atender a grande demanda de pedidos de crédito dos beneficiários do Auxílio Brasil. Apenas entre os dias 11 e 20 de outubro foram realizados mais de 206 milhões de acessos ao Caixa Tem. 

Com a prorrogação do prazo, a Caixa suspenderá automaticamente o pagamento por 24 horas em resposta à recomendação do TCU. Segundo o banco, os contratos assinados nesta segunda-feira (24) levarão pelo menos 48 horas para serem avaliados, calculados e pagos. Como tal, “não há previsão de que o valor financeiro associado a estes pedidos seja emitido nas próximas 24 horas, aderindo automaticamente à prudência recomendada”, disse em nota.

O TCU também pediu ao banco que explique possíveis irregularidades na liberação dos recursos. A Caixa informou que os documentos serão enviados nesta terça-feira (25).

Embora tenha sido comunicado que não liberaria nenhum recurso no crédito consignado nesta terça-feira, às solicitações de crédito continuaram ocorrendo normalmente nos canais de atendimento da Caixa como Caixa Tem, casas lotéricas ou agências da Caixa.

+ Empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai ser suspenso? TCU aciona a Caixa

Beneficiários do Auxílio Brasil terão que refazer pedidos 

O alto número de acessos registrados na última semana fez com que o sistema ficasse sobrecarregado. Neste caso, o sistema passou por uma manutenção programada entre as 18h de sexta-feira e as 07h de segunda-feira (24), bem como o sistema da Dataprev. No período informado os novos pedidos para consignado foram suspensos. 

A orientação da Caixa para este público é de que aqueles que tiveram o empréstimo consignado cancelado ou o pedido está em processamento há mais de dois dias úteis, devem fazer uma nova solicitação no aplicativo Caixa Tem ou procurar alguma lotérica, um correspondente Caixa Aqui ou uma agência bancária. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil