Bolsonaro minimiza cenário de fome no Brasil e diz que não vê ninguém “pedindo pão”

Durante entrevistas na tarde da sexta (26), Bolsonaro disse que não vê gente "pedindo pão" na porta da padaria. Pesquisas desmentem as falas dele

Pedro Miranda   Publicado em 27/08/2022, às 14h53

Reprodução/TV Globo

Em um cenário com mais de 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), questiona a realidade dos dados sobre a fome no país. Durante entrevistas na tarde da sexta-feira (26), ele disse que não vê gente "pedindo pão" na porta da padaria.

A segunda pesquisa nacional sobre Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgada no início de junho, alertou que 33,1 milhões de pessoas passam fome no país, o mesmo que há 30 anos.

O presidente disse durante a entrevista ao programa Pânico da Rádio Jovem Pan que a senadora Simone Tebet (MDB) que falou sobre a fome no país falou besteira. “Alguém já viu alguém pedindo um pão na caixa da padaria? Você não vê, pô. Até no interior. Tem gente que passa mal? Tem gente que passa mal, sim. Mas quem porventura está na linha da pobreza, passando fome, sim, deve ter gente que passa fome, e só...” afirmou.

+++ Auxílio Brasil: presidente do Senado diz que benefício não deve aumentar em 2023

Bolsonaro disse que a fome no Brasil não é como a pesquisa divulgou

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que quase um terço dos brasileiros ganha menos da metade do salário mínimo mensal. Segundo a fundação, até 2021, 62,9 milhões de brasileiros, ou cerca de 29,6% da população total do país, terão uma renda familiar per capita de 497 reais por mês. Esse número é 9,6 milhões a mais do que em 2019.

Nesse sentido, em um podcast com fisiculturistas, na sexta-feira (26), Bolsonaro voltou a comentar o tema e novamente negou os dados sobre a fome do Brasil. "Fome no Brasil: não existe da forma como é falado", disse o atual presidente.

"Se a gente for em qualquer padaria, não tem ninguém ali pedindo para você comprar um pão para ele. Isso não existe. Eu falando isso estou perdendo votos, mas a verdade é que você não pode deixar de dizer", declarou. "Fome no Brasil? Fome para valer, não existe da forma como é falado", reforçou Bolsonaro em outro momento no mesmo podcast.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil