Apesar de atrasado, mais de 80% dos brasileiros responderam o Censo 2022

O IBGE divulgou que irá lançar um serviço telefônico para atender as pessoas que ainda não foram entrevistadas

Victor Meira   Publicado em 27/12/2022, às 17h43

Agência Brasil

Nesta terça-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que mais de 178 milhões de brasileiros já responderam ao Censo Demográfico 2022, o que corresponde a 83% da população. O prazo do Censo é para se encerrar no mês de outubro, mas ele deve encerrar somente em janeiro. 

De acordo com o IBGE, dos 5.570 municípios brasileiros, 4.163 cidades já tiveram mais de 99% das pessoas já responderam à pesquisa. Em 1.072 cidades, entre 90 e 98% dos habitantes participaram da coleta de dados. Em 226 municípios, entre 80 e 89% das pessoas responderam ao Censo 2022. Em 101 cidades, o percentual de respostas é de 50 a 79% da população e, em nove municípios, o percentual foi até 49% dos moradores.

+Gasolina mais barata em 2023? Isenção sobre combustíveis pode ser prorrogada. Entenda

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, relatou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia e Acre ainda têm um percentual importante de pessoas para serem recenseadas.

O Nordeste está praticamente fechado, Santa Catarina está acima de 90%, Amazonas e Tocantins estão bem avançados na coleta. Esse Censo tem tudo para ser o mais preciso que já fizemos até hoje, com ferramentas tecnológicas incríveis”, afirmou Azeredo destacando a falta de recenseadores.

Para quem ainda não respondeu ao Censo Demográfico 2022, o IBGE recomenda responder a pesquisa pelo Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país a partir desta terça-feira.

+Concursos abertos: 2023 deve iniciar com mais de 30 mil vagas com inscrições abertas

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana, das 8h às 21h30.

De acordo com o IBGE, a etapa final de coleta de dados deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto e a previsão era que terminasse em outubro.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil