Alistamento militar obrigatório: prazo para inscrição começa hoje; Veja quem deve fazer

O alistamento militar obrigatório é uma condição presente em muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Confira o prazo final para inscrição

Mylena Lira   Publicado em 02/02/2023, às 11h15

Divulgação

O alistamento militar obrigatório é uma condição presente em muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Conforme determina a Constituição Federal, jovens brasileiros são convocados a se alistar e, eventualmente, a cumprir o serviço militar.

O prazo para inscrição começa hoje, conforme divulgado pelo Ministério da Federal. Em suas redes sociais, o órgão federal convocou quem completa 18 anos em 2023, mesmo que só no final do ano, a contribuir com a defesa do país. Veja a publicação:

Se você completa 18 anos em 2023, faça o seu #AlistamentoMilitar até 30 de junho.

➡️ Saiba mais em: https://t.co/wDrBgPSWXd e contribua para a Defesa do nosso País! 🇧🇷 pic.twitter.com/iPxDOI07Qg

— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) January 31, 2023

O serviço militar é o exercício de atividades específicas desempenhadas por militares da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Porém, nem todos que realizarem o alistamento são convocados para atuar. Alguns são dispensados e outros são encaminhados à seleção para servir o quartel das Forças Armadas, fazendo parte da formação de reservista de 1ª ou 2ª categoria.

+Pis/Pasep 2023: pagamentos começam em fevereiro; Veja calendário completo

Como fazer o alistamento militar obrigatório?

Não há mais a necessidade de se apresentar presencialmente à Junta de Serviço Militar da sua cidade. É possível fazer o alistamento online, no site alistamento.eb.mil.br, até o dia 30 de junho de 2023. Também dá para efetuar a inscrição pelo celular, instalando o aplicativo de alistamento. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Seja qual for a forma escolhida, é preciso estar com os seguintes dados e documentação em mãos:

Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro no site de alistamento militar online. As mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz.

+Direitos trabalhistas: FGTS pode ser descontado do salário mensal? Entenda

Consequências para quem não se alistar

Além de multa, quem não fizer o alistamento militar obrigatório no prazo ficará em situação irregular com o Serviço Militar e estará impedido de:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade em JC Concursos.

Sociedade Brasil