MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concursos Federais: anúncio de novas seleções é adiado em decorrência da crise no RS

Novos concursos federais poderão ser anunciados no decorrer dos próximos meses, de acordo com a ministra da gestão e da inovação

Concursos Federais: anúncio de novas seleções é adiado em decorrência da crise no RS
Ministra da Gestão Esther Dweck: Crédio Pedro França agência Senado
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

[email protected]

Publicado em 14/05/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O anúncio de autorização de novos concursos Federais, divulgado em 29 de abril pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, foi adiado, em decorrência do estado de calamidade que ocorre no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a ministra havia anunciado que novas seleções deveriam ser divulgadas por meio de entrevista coletiva, prevista para ocorrer até 10 de maio, o que acabou não se concretizando. Desta forma, uma nova data deve ser anunciada, em breve, pelo governo. 

De qualquer forma, quem pretende participar de novas seleções deve ficar atento, uma vez que as seleções seguem em pauta e devem ocorrer nos próximos meses. A  ministra ainda não antecipou quais órgãos poderão ser contemplados ou como será feito o anúncio.  

"Terá, sim, autorização de novas vagas para novos concursos ainda este ano", disse, na ocasião. "Em breve ainda deveremos autorizar novos concursos, mas ainda estamos estudando se serão realizados de forma individual ou se serão contemplados, dependendo do quantitativo de vagas que forem disponibilizados", reforçou.

Vale lembrar que, em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.

De acordo com a ministra, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas no governo na atual gestão. "Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário", disse, na ocasião.

A ministra reforçou que a segunda edição do Concurso Unificado está prevista para ocorrer entre os anos de 2025 e 2026, de acordo com as necessidades e a oferta de vagas.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.