MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Serviços em alta: Crescimento de 0,5% em abril impulsiona retomada do setor

Volume de serviços no Brasil registrou um aumento de 0,5% na transição de março para abril, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (12)

Setor de serviços
Setor de serviços - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 12/06/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O volume de serviços no Brasil registrou um aumento de 0,5% na transição de março para abril, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro. Esse é o segundo crescimento consecutivo do índice, que já havia subido 0,7% de fevereiro para março.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor apresentou um crescimento de 5,6% em comparação com abril do ano anterior, acumulando alta de 2,3% no ano e 1,6% nos últimos 12 meses.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Veja outros detalhes 

Das cinco atividades de serviços analisadas, três registraram crescimento de março para abril deste ano, com destaque para os segmentos de transportes (1,7%) e outros serviços (5,0%). 

A terceira atividade que apresentou resultado positivo foi informação e comunicação (0,4%), alcançando novamente o ponto mais alto da série histórica, iniciada em 2012.

+ BC confirma vazamento de dados no PIX: Saiba se sua chave está ameaçada

Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram uma queda de 1,1%, e os serviços prestados às famílias diminuíram em 1,8% de março para abril. Esses setores haviam registrado crescimento na passagem de fevereiro para março.

O índice de atividades turísticas, analisado separadamente pelo IBGE, cresceu 2,3% em abril em relação a março. Este é o segundo resultado positivo consecutivo para o segmento, que está 4,7% acima do nível de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

No que diz respeito à receita nominal, o setor de serviços teve aumentos de 1,1% em relação a março, 8,9% em comparação com abril de 2023, 6,3% no acumulado do ano e 5,2% nos últimos 12 meses.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.