MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba como fica o seguro DPVAT após a volta da cobrança do seguro

Senado aprovou projeto de lei que permite a retomada do seguro obrigatório de veículos terrestres, conhecido como DPVAT

Motorista
Motorista - JC Concursos Divulgação
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 09/05/2024, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (8), um projeto de lei que permite a retomada do seguro obrigatório de veículos terrestres, conhecido como DPVAT, que foi suspenso pela cobrança no início do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

Durante o período de suspensão, a gestão dos recursos arrecadados foi atribuída à Caixa Econômica Federal, responsável por cobrir os pedidos de seguro até novembro do ano passado. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Saiba como fica o novo DPVAT 

Com a nova regulamentação, a cobrança do seguro torna-se obrigatória para todos os proprietários de veículos, visando a criação de um fundo comum para custear indenizações em casos de acidentes de trânsito.

Entre as novas diretrizes, destacam-se a cobertura de despesas médicas, reembolso de tratamentos e assistência funerária, além da reabilitação profissional para vítimas de invalidez parcial. A aprovação do projeto também estipula penalidades para quem não pagar o seguro obrigatório, embora haja a possibilidade de veto presidencial nesse aspecto.

+ Pessoas com Deficiência terão direito a acompanhante em consultas e internações

Quem passa a administrar o seguro?

A administração do seguro ficará a cargo da Caixa, que poderá contar com empresas terceirizadas para auxiliar nas operações. Estados poderão firmar convênios para facilitar o pagamento do seguro junto ao licenciamento ou ao IPVA, com a possibilidade de receberem uma porcentagem dos valores arrecadados.

As novas regras também estabelecem critérios claros para a solicitação do seguro, exigindo evidências do acidente e dos danos causados. A cobertura inclui indenizações por morte, invalidez e reembolso de despesas médicas, entre outros, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados.

Saiba valor pago 

Embora o valor exato do seguro ainda não tenha sido definido, estima-se que ele possa variar entre R$ 50 e R$ 60, conforme projeções do Ministério da Fazenda. A implementação das novas medidas promete trazer mais segurança e proteção para todos os envolvidos no trânsito brasileiro.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.