Quando o esgotamento mental pode indicar a Síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout envolve nervosismo, sofrimento psicológico e até problemas físicos. Veja quando o esgotamento mental pode indicar a Síndrome de Burnout

Glícia Lopes   Publicado em 25/10/2022, às 10h25

Freepik

A síndrome de burnout é também conhecida como a síndrome esgotamento profissional e, como o nome já diz, é caracterizada por um sentimento intenso de exaustão física e mental que acarreta em grande sofrimento ou até mesmo incapacidade de trabalhar. Mas, quando o esgotamento mental pode indicar a Síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout provoca a sensação de como se a mente fosse entrar em colapso, gerando sensações de inferioridade, apatia, irritabilidade, tensão e isolamento. Todos esses sintomas reduzem a capacidade da pessoa com a síndrome em dar continuidade às atividades profissionais, sendo necessária uma pausa para tratamento.

Em janeiro deste ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) integrou a Síndrome de Burnout na 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). O órgão reconheceu a condição como um fenômeno ocupacional, oriundo do estresse ocasionado no âmbito do trabalho. A OMS ressalta que a síndrome é exclusiva à área do trabalho, não devendo ser associada a outros campos.

+++ Maconha medicinal: por que a restrição do uso do canabidiol é preocupante?

Esgotamento mental pode indicar a Síndrome de Burnout

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico como resultado de situações de trabalho desgastante, que envolvem muita competitividade ou responsabilidade e tem como principal causa o excesso de trabalho demandado.

Para reconhecer esta condição, é importante estar atento a situações constantes de nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. Alguns sinais de que o esgotamento pode ter evoluído para esta síndrome é se estão te paralisando como, por exemplo, te impedir de sair da cama ou de casa.

No entanto, a síndrome de burnout vai além e provoca os seguintes sintomas:

Os sintomas podem aparecer aos poucos e ir evoluindo ao longo dos dias, principalmente se não receberem a atenção devida. No caso de desconfiança, é importante entrar em contato com o profissional capaz de realizar uma análise clínica, como um psicólogo ou psiquiatra, para dar a melhor orientação para cada caso.

+++ 4 maneiras de ficar mais inteligente, aprender mais rápido e ter um cérebro mais saudável

Síndrome de Burnout, CID-11 e os médicos

No contexto da pandemia, o problema esteve mais comumente associado ao trabalho de profissionais de saúde. Um artigo publicado pelo Blog da Medcel fornece informações detalhadas sobre como a Síndrome de Burnout afeta, principalmente, médicos, técnicos e enfermeiros. Confira!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos