Novembro azul: câncer de próstata é silencioso e o segundo mais comum entre os homens

O câncer de próstata tem crescimento lento e não costuma apresentar sintomas no início. Mas, com o passar da idade, o câncer pode crescer rapidamente, até levar à morte

Glícia Lopes   Publicado em 04/11/2022, às 22h09

Freepik

Já é Novembro Azul e um dos principais desafios no combate ao câncer de próstata é convencer os homens a realizarem o exame preventivo. Um dos desafios no combate à doença é a resistência na realização do exame preventivo, bem como o fato de que o câncer de próstata é silencioso e costuma crescer muito rapidamente a partir dos 50 anos.

A próstata é uma glândula que só o homem tem e fica localizada na parte baixa do abdômen, mais precisamente na frente do reto, abaixo da bexiga. A função do órgão é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, a fim de nutrir e proteger os espermatozoides. Aliás, a próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e tem como característica um crescimento lento, que pode não apontar sinais durante a vida, mas que em alguns casos pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, envolvendo sério risco de morte. Esse risco é aumentado com o passar da idade e a incidência da doença é mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

+++ Bloqueio de estradas: um CORAÇÃO foi impedido de ser transplantado devido às manifestações ilegais de apoiadores de Bolsonaro

Sintomas e fatores de risco para câncer de próstata

Histórico de câncer na família é um dos fatores para o diagnóstico de câncer de próstata. Além disso, homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos correm mais risco de desenvolverem a doença. Obesidade e sobrepeso, idade a partir dos 50 anos, inflamação da próstata, tabagismo e alterações genéticas também estão entre fatores de risco para a doença.

Este tipo de câncer costuma ser silencioso, não apresentando sintomas, geralmente. No entanto, quando eles surgem, podem ser:

+++ Governo Lula: quem deverá comandar o Ministério da Saúde em 2023? Veja nomes cotados

O que faz um urologista?

Este é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino. Se você quer saber mais sobre o que faz um urologista, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos