Estado de SP amplia campanha de vacina contra a gripe; Confira quem pode se imunizar

Após grupos prioritários receberem a vacina contra a gripe, Estado de SP amplia imunização para outra população. Veja quem pode se vacinar

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 22/06/2022, às 21h03

None

A partir desta quarta-feira (22), o Estado de São Paulo terá a ampliação do grupo que vai receber a vacina contra a gripe. O Estado concluiu a campanha de imunização contra a Influenza para grupos prioritários. Agora, as doses remanescentes serão destinadas ao público de outras faixas etárias, que poderão ter acesso à vacina nos postos de saúde municipais.

Em março deste ano a campanha de imunização conseguiu aplicar 7,9 milhões de doses da vacina contra a Influenza (gripe), atingindo 45,1% de seu público-alvo. Entre os idosos com mais de 60 anos, o percentual de imunização foi de 61,7%.

A cobertura vacinal conseguiu imunizar cerca de 42% da população de crianças, o que considera insatisfatório. O rendimento da campanha contra a gripe é menor entre as gestantes, que teve apenas 31,5% da população imunizada.

+++ Decisão do STJ garante tratamento por planos de saúde coletivos mesmo com cancelamento

Vacina contra a gripe: quem pode se imunizar

Após imunizar idosos, crianças e gestantes, o Estado de SP disponibiliza a vacina contra a gripe para a população em geral, desde que tenha idade acima de seis meses. A campanha vai utilizar as doses que restaram, a fim de diminuir a incidência e agravamento de casos de gripe no Estado.

O imunizante administrado nesta campanha é produzido totalmente pelo Instituto Butantan e é composto com material do vírus H1N1, da cepa B e do H3N2, do subtipo Darwin, conforme informações do Portal do Governo do Estado.

Com a flexibilização das medidas preventivas, o aumento de aglomerações no período de festas juninas, além da queda da temperatura na estação invernal, há um aumento no surgimento de casos de sintomas gripais, fazendo com que eleve a demanda de internações nas enfermarias, agravando, também, a possibilidade de desenvolver complicações da doença e de outras infecções, como da Covid-19.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos