Eletrônica – Modalidade Autotrônica

Porque o mercado exige

Redação   Publicado em 23/02/2007, às 13h51

Em janeiro deste ano, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, assinou o decreto de criação da Fatec Santo André, no ABC paulista. Nessa unidade, será ministrado, a partir deste ano, um curso inédito: Eletrônica – Modalidade Autotrônica, desenvolvido em parceria com empresas da região, entre elas Volkswagen, General Motors e Mercedes-Benz.

Para falar sobre esse novo curso, o JC&E entrevistou o diretor da recém-criada Fatec Santo André, Prof. Sérgio Lukine. Confira!


JC&E –Quais as atribuições do Tecnólogo em Autotrônica?

Prof. Sérgio Lukine – O curso de tecnologia em Autotrônica visa formar um profissional capaz de atuar em áreas com ampla demanda de profissionais, casos da Indústria Automotiva / Montadores e Fornecedores, onde o tecnólogo poderá trabalhar em montadoras ou empresas fornecedoras em setores abrangendo montagem, produção, qualidade, desenvolvimento e assistência técnica. Em Redes de Concessionárias ou Oficinas Independentes, o profissional poderá atuar na rede de concessionárias das diversas montadoras e em oficinas independentes de manutenção e reparos de veículos, atendendo uma demanda de mercado crescente. O tecnólogo também receberá formação adequada para atuar em Rede de Inspeção Veicular e no setor de Multiplicadores.

JC&E –Qual o perfil exigido para atuação nessas áreas?

Prof. Sérgio Lukine – A diversificação e sofisticação e a integração desses sistemas eletrônicos e de gerenciamento considerados novos em relação aos sistemas mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, utilizados convencionalmente em automóveis, gerou uma grande demanda de mão-de-obra especializada, capaz de desenvolver, analisar, inspecionar, diagnosticar e até reparar avarias em veículos por meio de utilização de tecnologias avançadas. Em contraste com o recente, o novo profissional terá que ser especialista nas mais avançadas tecnologias que estão incorporadas ao veículo moderno.

JC&E –Fale sobre o curso que vocês estão implantando em Santo André.

Prof. Sérgio Lukine – Inédito no Brasil, o curso é oferecido apenas na Fatec Santo André, com duração de três anos. Foi desenvolvido em parceria com as empresas do setor automotivo da região, com destaque para Volkswagen, General Motors, DaimlerChrysler e Delphi.

O aluno terá contato com as seguintes disciplinas: Cálculo I e II, Física I e II, Eletricidade Básica, Informática I e II, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Fenômenos de Transporte, Motores de Combustão Interna I e II, Eletrônica Analógica I e II, Eletrônica Digital I e II, Desenho Técnico, Sensores e Atuadores, Geração e Partida, Metrologia Gestão e Empreendedorismo, Metodologia do Trabalho Cientifico, Estatística, Sistemas de Transmissão, Hidropneumática, Gerenciamento do Motor, Microcontroladores, Eletrônica On Board, Segurança e Meio Ambiente, Sistemas de Conforto e Conveniência, Suspensão e Direção, Sistemas Climatizadores Veiculares, Redes de Comunicação Automotiva, Gerenciamento do Sistema de Freio, Inspeção Veicular I e II, Projeto de Graduação I e II, Dinâmica Veicular, Sistemas Diagnose, Instrumentação Automotiva, Projeto Assistido por Computador, Sistemas da Qualidade, Veículos Especiais, Novas Tecnologias, Tecnologias Elétricas e Eletrônicas para Veículos Comerciais.

Embora o estágio não seja obrigatório, é através dele que nossos futuros tecnólogos abrirão suas portas para o mercado de trabalho.

JC&E –Como está o mercado de trabalho para profissionais desse segmento?

Prof. Sérgio Lukine – Receptivo. Pois o setor automotivo se constitui num dos pilares de economia do ABC, congregando um número importante de empresas, o que justifica plenamente a implantação do curso de Autotrônica em Santo André.

JC&E –Quais as áreas de atuação mais promissoras nesta carreira?

Prof. Sérgio Lukine – A área de atuação do tecnólogo em Autotrônica é bastante abrangente: Indústria Automotiva / Montadores e Fornecedores, Redes de Concessionárias ou Oficinas Independentes, Inspeção Veicular e Multiplicadores. Num futuro próximo, esse profissional poderá atuar também em trens e embarcações, uma vez que a eletrônica embarcada abre cada vez mais espaços em outro segmento que não apenas o automotivo.

JC&E –Qual a melhor maneira de iniciar, profissionalmente, no setor?

Prof. Sérgio Lukine – Através da realização de estágio. Só assim o aluno tecnólogo poderá mostrar ao mercado de trabalho todo o seu potencial.

JC&E –Qual a remuneração média de um profissional desta área?

Prof. Sérgio Lukine – A remuneração poderá variar entre R$ 2.000,00, com possibilidade de chegar a R$ 8 mil, em cargo de gerência.

JC&E –O que mais o estudante dessa saber sobre a área?

Prof. Sérgio Lukine – O avanço tecnológico dos veículos automotivos tem se dado principalmente através da utilização cada vez mais intensa da eletrônica e do emprego de novos materiais, fazendo o automóvel moderno ser composto por um complexo de múltiplas tecnologias. A combinação destas tem permitido o lançamento constante de novos modelos que apresentem maior segurança e conforto, melhor desempenho e menores emissões, menor consumo e custo de produção mais reduzido, atendendo a um público cada vez mais exigente. A cada novo lançamento de veículo, surgem mais elementos de eletrônica embarcada.
Considerando a tendência irreversível da tecnologia automobilística, os profissionais graduados atualmente com as especialidades convencionais em Mecânica, Elétrica ou Eletrônica e que atuem no segmento automobilístico, exigem do empregador um forte investimento em outros cursos de capacitação e de treinamento cujo objetivo é atender às necessidades atuais que estão em franco desenvolvimento.


Rogerio Jovaneli

Reportagem/SP