Prefeitura abre seleção para guarda-vidas

As contratações são em caráter de urgência e os servidores atuarão temporariamente. O salário é de R$ 669

Redação   Publicado em 26/08/2010, às 10h06

A Prefeitura Municipal de Vitória, no Estado do Espírito Santo, divulgou o edital do processo seletivo simplificado para formar cadastro reserva com guarda-vidas. As contratações são em caráter de urgência e os servidores atuarão temporariamente.

Para concorrer às oportunidades é preciso ter o ensino fundamental completo. O salário oferecido pelo órgão é de R$ 669,42 – acrescido de gratificação. Os contratados cumprirão uma jornada de trabalho de 200 horas mensais (em regime de escala).

Portadores de deficiência concorrem a 5% das chances disponíveis.

Como participar – As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 3 de setembro. Os interessados devem preencher um requerimento, disponível no site www.vitoria.es.gov.br, e entregá-lo juntamente com os documentos que constam no item 4 do edital em anexo, das 9h às 17h, à Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde: avenida Mal. Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João/Beira Mar, em Vitória (ES), próximo ao Hospital São Lucas. É necessário que os documentos estejam em um envelope lacrado e o requerimento seja grampeado na parte externa do envelope – em que também deverá constar nome completo, número de CPF e número do edital do processo seletivo (094/2010), escritos à caneta.

Etapas – Após a análise da documentação enviada pelo candidato haverá Teste de Aptidão Física (TAF) e Curso de Formação.

A seleção terá validade de seis meses, prorrogável por mais seis.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Temporários/MG: Uberaba tem chances na Guarda Municipal

Capital paulista: Projeto RH busca 25 atendentes comerciais

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.