Shoppings devem abrir 90 mil vagas temporárias no Brasil, prevê Alshop

As vagas visam atender a demanda da Copa do Mundo 2022, Black Friday e o Natal. O salário médio inicial está em torno de R$ 1.600

Douglas Terenciano   Publicado em 04/11/2022, às 09h53 - Atualizado às 10h02

Freepik

Está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Então saiba que a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê a abertura de 90 mil vagas temporárias no Brasil, visando atender a demanda da Copa do Mundo 2022, Black Friday e o Natal. Os cargos com mais vagas são de vendedores, ajudantes e balconistas. Mais da metade das empresas prefere contratar jovens de 18 a 34 anos.

O salário médio inicial está em torno de R$ 1.600, com jornada de trabalho que poderá variar entre 6h e 8h diárias. Ainda de acordo com a Alshop, os setores de vestuário, calçados e supermercados serão os que mais vão contratar.

Vale destacar que o número de postos abertos nos centros de compra associados à entidade é superior ao do ano passado, quando 80 mil vagas foram abertas no último trimestre do ano. “Os empresários já começam a contratar, portanto, essa será uma ótima oportunidade para os cidadãos que estão buscando uma oportunidade. E ainda vale lembrar que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deve ser representativa", comenta Luis Augusto Ildefonso diretor institucional da Alshop.

Dicas para entrevista de emprego

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.

empregos vagas de emprego