Resumo Profissional: o que é e como fazer?

Descubra como preencher esse campo tão importante do currículo e como chamar a atenção dos recrutadores

Victoria Batalha   Publicado em 20/10/2022, às 11h53 - Atualizado às 12h01

Freepik

Está montando o seu currículo e ainda não sabe nem o que é ou como fazer o seu resumo profissional? Essa parte do seu currículo é onde você vai colocar todas suas competências e experiência profissional, o que vai facilitar a leitura do recrutador, que vai conseguir ler e compreender quem é você e como o seu perfil se encaixa dentro da empresa.

Além disso, o resumo deve ser bem escrito, contendo todas as informações necessárias e em poucas palavras. Também precisa ser objetivo, incluindo principais experiências, formação e idiomas, pode incluir conhecimento em Pacote Office (Excel, Word, Power Point) ou Adobe (Photoshop, Illustrator, etc). Tente escrever entre 100 e 500 caracteres, focando em palavras chaves dentro de sua área.

Como fazer um resumo profissional 

Coloque o tempo de experiência que teve na área, seja sincero nessa parte. Por exemplo, você pode colocar: Cargo para Social Mídia: Experiência de 2 anos e 8 meses em criação de conteúdo para redes sociais.

Inclua também as atividades que você fazia dentro desse cargo, por exemplo: Cargo para Social Mídia: Experiência de 2 anos e 8 meses criando conteúdo para as redes sociais, monitorando o engajamento das publicações e métricas.

Não deixe de incluir os cursos que realizou e que agregaram a área em que atuou. Como cursos voltados para SEO, feito em faculdade x ou em algum outro curso. Ainda deixe claro os idiomas e conhecimento em ferramentas, por exemplo, se você fala inglês ou espanhol, deixando claro seu nível de fluência, que pode ser básico, intermediário, avançado ou influência. Para incluir as ferramentas, faça da mesma forma: possuo conhecimento intermediário no Excel.

No final, o seu resumo irá ficar assim:

Cargo para Social Mídia. Experiência de 2 anos e 8 meses, criando conteúdo para redes sociais como Instagram e TikTok, monitorando as redes sociais e o engajamento, fazendo uso de métricas. Fiz curso de SEO na faculdade x e atualmente estou cursando pós-graduação em Marketing Digital na Universidade x. Possuo inglês intermediário e conhecimento avançado no Photoshop, Illustrator e Premiere.

Também é possível fazer o resumo profissional, mesmo sem experiências no mercado de trabalho. Foque em todas suas formações e experiências acadêmicas, seguindo o mesmo padrão.