Processo seletivo PM SP 2023: saiu edital com vagas em diversas áreas

O objetivo do processo seletivo PM SP 2023 credenciar estudantes do ensino superior para vagas de estágio na Polícia Militar do Estado de São Paulo

Douglas Terenciano   Publicado em 01/03/2023, às 13h55 - Atualizado às 14h42

Divulgação

O Centro Integrado de Apoio Patrimonial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), publicou edital do processo seletivo PM SP 2023, com objetivo de credenciar estudantes do ensino superior para vagas de estágio que possam surgir no órgão. Os postos são para estagiar na cidade de São Paulo.

Para participar do processo seletivo PM SP 2023, é necessário que os candidatos estejam matriculados e cursando os cursos previstos e possuam idade mínima de 16 anos. As oportunidades da Polícia Militar de São Paulo são para universitários das áreas de Engenharia Civil; Direito; Administração; Tecnologia da Informação; Engenharia da Computação; Arquitetura e Urbanismo.

Os estudantes que foram convocados e aprovados no processo seletivo PM 2023 receberão bolsa-auxílio de R$ 937,59, mais auxílio-transporte de R$ 391,60 por mês. A jornada de estágio de 30 horas semanais.

+++ Polícia Federal abre vagas de estágio em São Paulo; saiba mais

Como participar do processo seletivo PM SP 2023

Os interessados podem efetuar as inscrições até as 12h do dia 21 de março, mediante o preenchimento do formulário, disponível no site do CIEE: https://pp.ciee.org.br/8676. Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a prova objetiva on-line, composta de 20 questões de múltipla escolha das matérias de português e conhecimentos gerais.

Confira o edital completo do processo seletivo PM SP 2023 na página específica sobre a seleção de estágio na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Vale destacar que o processo seletivo PM SP 2023 terá validade de 12 meses a partir da publicação da classificação definitiva, podendo a critério do Centro Integrado de Apoio Patrimonial, ser prorrogado.

O Centro Integrado de Apoio Patrimonial é responsável pela realização, acompanhamento e fiscalização da execução das obras, reformas, restauros e serviços referentes aos imóveis sob administração da Polícia Militar de São Paulo.

Veja dicas para o processo seletivo PM SP 2023

Atenção estudantes interessados no processo seletivo PM SP 2023! Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Estágio PM SP Polícia Militar do Estado de São Paulo
estágios vagas de estágio

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.

Sobre CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.