Processo seletivo Correios 2023: saiu edital com 4.383 vagas no Brasil

As vagas do processo seletivo Correios 2023 estão distribuídas por diversas regiões do país. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 27

Douglas Terenciano   Publicado em 20/03/2023, às 12h12 - Atualizado em 23/03/2023, às 08h48

Divulgação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos recebe inscrições para seu novo processo seletivo Correios 2023, com 4.383 vagas para a nova edição do programa de jovem aprendiz dos Correios. As vagas estão distribuídas por diversas regiões do país, com inscrições gratuitas, que serão abertas no próxima segunda-feira, dia 27 de março.

Para concorrer, os jovens interessados devem cursar ao menos o 9º ano do nível fundamental ou frequentar a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação. De acordo com o edital do processo seletivo Correios 2023, as oportunidades são para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística.

Processo seletivo Correios 2023: requisitos exigidos no edital

A formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância. O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela etapa teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.

Os aprovados no processo seletivo Correios 2023 serão contratados por prazo determinado, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos, tendo sua anotação na Carteira de Trabalho. Os selecionados receberão um salário mínimo-hora, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios.

+++ Processo seletivo Correios 2023: o que faz um Aprendiz dos Correios?

Os jovens aprendizes dos Correios receberão um salário mínimo vigente, mais os benefícios de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação. A jornada será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. O Programa de Aprendizagem dos Correios terá duração de um a dois anos.

Como se inscrever no processo seletivo Correios 2023

As inscrições para o processo seletivo Correios 2023 são gratuitas e serão abertas no próximo dia 27 (segunda-feira), no link: https://bit.ly/3yRR3jd. Os interessados poderão se candidatar até as 23h59 do último dia de inscrição.

O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas: inscrições, de caráter classificatório; comprovação de requisitos, com caráter eliminatório; exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório; e contratação.

+++ Confira todos os detalhes sobre o processo seletivo Correios 2023 na página específica da seleção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Jovem Aprendiz correios Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
aprendiz vagas de aprendiz

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista