Previsão de mais de 56 mil vagas até 2009

Só no Estado de São Paulo, serão 12 novos shoppings inaugurados.

Redação   Publicado em 28/03/2008, às 12h18

Recentemente, o Caderno do JC&E publicou reportagem sobre o aquecimento do mercado da construção civil e, conseqüente geração de oportunidades de emprego. Pois bem, nesta semana, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) confirmou o crescimento do setor de construção, só que mais especificamente de shopping centers.

De acordo com o diretor-executivo da entidade, Luiz Fernando Veiga, a previsão é de que sejam inaugurados, somente neste ano, 16 novos shoppings e, em 2009, outros 16 empreendimentos, o que resultará em muitas oportunidades de emprego. "Para os próximos dois anos, devem ser geradas mais de 56 mil novas vagas de emprego", aponta o dirigente.

"Só no Estado de São Paulo, 12 novos shoppings serão finalizados até o ano que vem", completa.

Confira, ao final dessa reportagem, a lista de todos os 32 empreendimentos previstos para 2008 e 2009.

Perfil

Para o diretor-executivo da Abrasce, os profissionais que pretendem trabalhar em shoppings devem ter criatividade e dinamismo, experiência de, no mínimo, seis meses no cargo pretendido e ensino médio completo. "Há cargos que exigem graduação na área e até mesmo curso de inglês, mas isso depende muito da função e da empresa que está contratando", explica.

Aquecimento do setor

O segmento de shoppings vive um momento de crescimento e consolidação. Nos últimos três anos, muitas empresas do setor se capitalizaram por meio de investimentos internacionais, seja por abertura de capitais na bolsa de valores, seja por associações de grandes grupos a empresas nacionais.

Esses investimentos estrangeiros também demonstram um outro fator responsável por este crescimento: a profissionalização do setor. Isto porque os grupos estrangeiros só investiram no país por confiarem na gestão e operação dos grupos brasileiros.

Além da injeção de capital estrangeiro, outros aspectos contribuem para o aquecimento desse mercado: atual cenário macroeconômico, com a expansão da oferta de crédito, os juros mais acessíveis, inflação controlada, o crescimento do emprego formal e conseqüente aumento da massa salarial.


Rogerio Jovaneli