Mais de 80% das empresas estão com dificuldades na contratação de profissionais

Um dos motivos é a pandemia, que diminuiu a qualidade de formação dos profissionais e também as habilidades sociais

Victoria Batalha   Publicado em 16/12/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h38

Freepik

Uma pesquisa feita pela Infojobs mostrou que pelo menos 84,1% das empresas estão com dificuldade para contratar profissionais. A pesquisa também mostrou que esse problema piorou após a pandemia de Covid-19.

Porém, a dificuldade para encontrar profissionais qualificados é um tema que já vem sendo debatido há um tempo. 62,6% das pessoas entrevistadas falaram que encontrar um profissional qualificado é o maior desafio. 9,2% falaram que o maior desafio é engajar os candidatos durante as etapas do processo seletivo.

A pesquisa foi realizada em novembro, com a participação de 815 profissionais que atuam em diversos segmentos. Porém, os setores que tiveram maior número de participação foram o de comércio, TI e administração.

A pandemia impactou as contratações

A pesquisa também mostrou que a pandemia teve um impacto nos processos seletivos devido ao trabalho remoto. Para os entrevistados, as principais mudanças foram:

Além disso, foi notado que 34,6% do RH passa mais tempo na triagem de currículos, 23,9% em entrevista e 21,1% atraindo candidatos.

Uma das causas da dificuldade de contratação é que devido a pandemia muitos profissionais chegam aos locais sem preparo ou experiências adequadas. Na plataforma de recrutamento de inteligência artificial, Gupy, são postadas cerca de dez milhões de vagas por mês. Sendo que 70 mil geram contratações, porém dez mil ficam abertas por um bom tempo devido a falta de pessoas qualificadas. Alguns postos chegam a levar mais de 100 dias para serem preenchidos

Um outro problema apontado é que nem sempre é a falta de habilidades técnicas, mas também de habilidades sociais, que é um dos sintomas do isolamento forçado causado pelo Covid-19.

A possível solução para lidar com o problema é fazer o treinamento desses profissionais após a contratação.