Instituto oferece 1,1 mil vagas para cursos gratuitos; veja opções disponíveis

São mais de 1.100 vagas distribuídas por 11 unidades de atendimento do IOS na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 17/06/2022, às 09h56 - Atualizado em 24/06/2022, às 13h55

Shutterstock

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu inscrições para seis cursos de formação profissional, totalmente gratuitos, destinados a jovens com idade entre 15 e 29 anos de acordo com o curso e pessoas com deficiência maiores de 16 anos, sem limite de idade. São mais de 1.100 vagas distribuídas por 11 unidades de atendimento do IOS na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville.

O conteúdo dos cursos inclui conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). O diferencial dos cursos do IOS é trazer para aluno conceitos e práticas de vivência corporativa, para que eles aprendam a elaborar desde e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio até mesmo desenvolver o briefing de um produto.

Os cursos oferecidos pelo Instituto da Oportunidade Social

  1. Gestão Empresarial - forma profissionais para atuar em áreas administrativas. O curso tem formato presencial nas unidades de São Paulo (Itaquera e Santana), Barueri (15 a 17 anos) e Diadema. Também em Belo Horizonte para jovens de 15 a 29 anos e Rio de Janeiro, em Realengo, (15 a 24 anos). O curso também está disponível no formato 100% online na unidade Santana para jovens de 15 a 29 anos.
  2. Fluência Digital - forma profissionais aptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta, assim como terão conhecimento das metodologias ágeis e suas aplicações. O curso é no formato presencial, disponível nas unidades de São Paulo: em Santana (15 a 29 anos), Jardim Ângela (15 a 17 anos) e Rio de Janeiro (15 a 24 anos).
  3. Programação Web - forma profissionais aptos a desenvolver sites, tendo condições plenas de aprender novas linguagens e se desenvolver ainda mais na profissão. Disponível para jovens de 15 a 29 anos, no formato presencial, nas unidades de São Paulo (Santana e Santo Amaro) e Joinville (SC).
  4. Tecnologia e Cultura Digital - forma profissionais para atuar com programação, utilização de softwares, comunicação, redes sociais e expressões artísticas. Disponível para jovens de 16 a 29 anos nas unidades de São Paulo (Santana e Jd. Ângela).
  5. Suporte em TI - São abordados nesta formação os conteúdos de tecnologia, informática, sistemas operacionais, instalações e reparos. Estão inclusos na formação os conteúdos de comunicação e expressão, cálculo matemático, comportamento, cidadania e empregabilidade. O curso é no formato presencial e está disponível para jovens de 15 a 29 anos na unidade Santana, em São Paulo e para jovens de 15 a 24 anos na unidade de Rio de Janeiro, em Realengo.

É necessário que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública. Os cursos são semestrais e não é preciso ter conhecimento prévio. As inscrições vão até 1 de agosto e devem ser realizadas no site do IOS: https://ios.org.br/inscricao.

Instituto da Oportunidade Social: Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

O IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, e ajudou a empregar cerca de 70% desse total, ampliando a renda dessas famílias em até 54%.

empregos

Sobre IOS - Instituto da Oportunidade Social

O IOS (Instituto da Oportunidade Social) desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Bene ficente Elidas Gliksmanis, Hyundai, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.